O ministro da Justiça, Sérgio Moro, recebeu nesta segunda-feira (30) entusiásticas manifestações de apoio e aplausos de vários segmentos da sociedade e da representação política e empresarial.
Continua depois da publicidade
O presidente da Acert, Marcelo Petrelli, destacou as convergências entre a Justiça e o Jornalismo, para mostrar a importância educativa das campanhas da Associação em benefício da educação, da ética e da cidadania, bandeiras do magistrado. Elogiou seu trabalho com o juiz federal de Curitiba "com decisões fundamentais para punir o maior esquema de corrupção da história mundial". Disse depois que Moro fez e faz a diferença ao despertar os brasileiros para a necessidade de mudanças.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, falou do orgulho do Judiciário de receber o ministro, pela atuação e por ter criado a oportunidade de um Brasil novo. Elogiou sua decisão de abandonar a carreira para se tornar ministro, o que revela sua "disposição de servir melhor ao Brasil".
E externou apoio do Judiciário Catarinense, presente com dezenas de desembargadores e juízes: "Leve do Tribunal de Justiça a solidariedade, o apoio e o desejo de que permaneça na luta de combate a corrupção e a certeza de que não está sozinho. Seu trabalho é fundamental."
Durante sua palestra, o ministro da Justiça fez um relato das medidas já adotadas para execução das principais metas de suas gestão: combate a corrupção, enfrentamento ao crime organizado e combate às organizações criminosas. Para isso, estão sendo admitidos 500 novos policiais federias e outros 500 entrarão no inicio do próximo ano. As fronteiras estão sendo mais vigiadas e uma nova experiência será instalada em Foz do Iguaçu para combater o contrabando e o tráfico de drogas.
Continua depois da publicidade
O ministro teve uma recepção consagradora em Santa Catarina.
Homenagem
Durante sua visita a Santa Catarina, o ministro da Justiça foi alvo de várias homenagens. Recebeu uma placa de prata de apoio às suas ações em defesa da cidadania dos presidentes da Acaert, Marcelo Petrelli, e do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço. Após almoço reservado, uma vizinha de Petrelli ficou de plantão no Morro da Cruz para falar com Sérgio Moro. Cumprimentou e beijou o ministro e entregou-lhe um ramalhete de flores simbolizando seu entusiástico apoio.
Curtas
* Tribunal de Justiça de Santa Catarina esta comemorando nesta terça (1º) 128 anos de fundação. Um documentário especial em 4 capítulos foi produzido pela Assessoria de Imprensa.
* O 12º Congresso Estadual da Fenabrave vai ser realizado dias 21 e 22 de outubro, em Itapema. Terá como tema: "Foco e Ação – Melhorando Processos e Resultados".
* Dois eventos médicos em Florianópolis a partir de quarta-feira: o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência.
Continua depois da publicidade