Uma reunião agendada pelo deputado federal eleito pelo PSL Daniel Freitas com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, permitirá que o governador eleito Carlos Moisés da Silva apresente um quadro da delicada situação financeira de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Há bombas com poder explosivo prontas para serem detonadas já em 2019. As mais conhecidas são as três bilionárias ações judiciais: Letras do Tesouro, debêntures da Invesc e duplicação da SC-401.

Existem outras que serão transferidas pela atual gestão, em especial na área da saúde. A dívida herdada do governo Colombo foi reduzida, segundo o governador, mas em dezembro deverá ser ampliada, uma vez que a prioridade agora na Fazenda é limpar o tacho para viabilizar o pagamento dos salários de novembro e dezembro e metade da gratificação natalina.

Fontes autorizadas avaliam que dificilmente o Executivo terá condições de transferir os percentuais para a saúde definidos na emenda aprovada pela Assembleia Legislativa.

O governador Moisés retornará a Brasilia na terça-feira, onde cumprirá agenda específica que inclui também dados relacionados com a situação financeira do Estado.

Continua depois da publicidade

Tecnologia

Projeto inovador de alta tecnologia e proteção ambiental, de origem austríaca, está sendo estudado pela diretoria técnica da Casan. Implicaria na instalação de turbinas especiais nos maiores reservatórios, evitando depósitos de lama.

Atualmente, a estatal gasta R$ 5 milhões para retirada de lama e lodo dos reservatórios só na Grande Florianópolis. O equipamento austríaco, apresentado pelo engenheiro Bruno Kossatz, desidrata a água poluída, transformando-a em areia e adubo orgânico. Os entendimentos foram intermediados pelo catarinense Lauro Bandeira Filho, consultor de Energia Renováveis, Tecnologia e Meio Ambiente da Áustria. Na foto com o presidente da Casan, Adriano Zanotto, o diretor Paulo Meller e o engenheiro Carlos Henrique Kossatz.

Sem provas

O empresário Luciano Hang, da Havan, comemora reportagem de Paula Cesarino Costa, da Folha de São Paulo, criticando o jornal pela matéria escandalosa sobre suposto pagamento de fake news na campanha de Bolsonaro. 

O jornal nada provou e o WhatsApp já atestou que não houve pagamentos. Luciano foi o único empresário citado na reportagem há 30 dias. Ele desafiou a Folha a provar e entrou na Justiça com ação de indenização de R$ 2 milhões. Se vencer a ação, informou que entregará o dinehro às Apaes.

Continua depois da publicidade

 

Pauta do Turismo

Ministro Vinicius Lummertz cumpre extensa agenda esta semana em Santa Catarina. Estará hoje em Lages para conferir selo de turismo a empreendimentos da região serrana e participar de eventos organizados pela deputada Carmen Zanotto (PPS).

Às 20h será homenageado pelo trade turístico catarinense por sua destacada atuação no ministério, em defesa dos empreendedores e do profissionalização do setor. Lummertz tem sido realmente uma voz qualificada e corajosa pela melhoria do turismo.

 

Leia também:

Vereador mais votado da Capital, Pedrão diz que não pretende deixar o PP