Depois de nove meses de gestão, o governador Moisés da Silva (PSL) realiza a primeira viagem oficial a Blumenau. Vai liberar recursos para a Vila Germânica e cumprir roteiro elaborado pela Casa Civil. A visita está marcada por polêmicas políticas. O prefeito Mário Hildebrandt foi convidado pelo governo na última hora.
Continua depois da publicidade
Os três deputados estaduais que representam o Vale do Itajaí na Assembleia Legisaltiva foram marginalizados pelo governo. Ismael dos Santos (PSD), Ivan Naatz (PV) e Laércio Schuster (PSB) não foram convidados para os atos. E não deverão comparecer aos eventos.
O convite que a Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib) vinha divulgando pelas redes sociais também está sendo criticado pelos deputados e lideranças do Vale. Ali está escrito: “A articulação da vinda do governador foi feita pelo deputado estadual Ricardo Alba.” Pelo cerimonial, o presidente da Acib não terá direito à fala.
Deputado mais votado em 2018, Alba é do PSL e preferido de Moisés da Silva à prefeitura em 2020. É o que tem maior trânsito na Casa da Agronômica.
— Montaram um circo politico — critica Naatz.
Continua depois da publicidade
A liberação dos recursos para a Vila Germânica já havia sido autorizada pelo governador Raimundo Colombo e anunciada pelos deputados Ismael dos Santos e Jean Kulmann, do PSD. Eduardo Moreira assumiu o governo e engavetou o processo.
A Casa Civil ignorou a representação política do Vale. Esta é a nova política?