Durante encontro de meia hora com o professor Mozart Neves Ramos e o vice-presidente da CNI, Glauco José Côrte (foto), o governador eleito Carlos Moisés da Silva manifestou interesse em conhecer melhor a situação do ensino, em especial, com ações de valorização dos professores.
Continua depois da publicidade
A audiência teve o objetivo de informar o futuro governador sobre os projetos educacionais em execução neste momento no Estado, sobretudo os acordos com a OCDE e o BID, além do programa “Santa Catarina pela Educação”, uma das marcas de Glauco Côrte nas duas gestões como presidente da Fiesc.
Ex-secretário da Educação de Pernambuco, onde executou um plano de repercussão nacional e mundial, Mozart Ramos é uma das maiores autoridades do Brasil em educação. É diretor do Instituto Ayrton Senna. Foi cogitado para ser o novo ministro da Educação. E conhece bem Santa Catarina por parcerias com a Fiesc.
Não houve sinalização de Moisés, mas se Mozart Ramos fosse o escolhido, o novo governo acertaria no alvo. E daria peso político e técnico a um colegiado constituído até agora de vários nomes sem experiência na vida pública ou conhecimento da máquina estadual.
Continua depois da publicidade
O primeiro
O Tribunal de Contas do Estado realiza nesta segunda-feira a eleição da nova diretoria. Deverá ser escolhido presidente o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, vice-presidente desde 2015. Será o primeiro concursado e técnico a comandar o TCE. O novo presidente tem um singular currículo. Com 45 anos, é formado em Direito e Ciências Contáveis, tem várias especializações e conclui dourado em Direito na UFSC. Já exerceu funções de auditor fiscal da Receita Federal do Rio Grande do Sul, do Ceará, Maranhão e Santa Catarina, todas conquistadas por concurso público.
60 anos
Professor Jorge Seara Polidoro (Estimado), fundador da Faculdade de Odontologia, da Academia Catarinense de Odontologia e ativo participante de entidades profissionais e comunitárias, comemora nesta segunda 60 anos de formatura. Idealizador do Dominó do Estimado, principal evento do gênero durante o verão, é considerado “mestre da amizade” e o mensageiro da paz e da fraternidade, uma unanimidade rara na Capital.
Médicos
O Detran expedirá dentro de seis meses um edital abrindo prazo para credenciamento de médicos. A decisão é resultado de audiência de conciliação entre a União e o Estado sobre decreto estadual que restringia o credenciamento de médicos do Detran. O ato foi revogado por outro decreto depois de acordo em audiência de conciliação presidida pelo juiz federal Ivori Scheffer, em novo procedimento chamado Reclamaçao Pré-Conciliação.
Desabafo
Do advogado Edson da Silva Jardim Filho: “A rua dos Ilhéus, no centro de Florianópolis, está uma verdadeira zona! Calçadas estreitas e então, pedestres na rua. O asfalto parece a superfície de Marte, de tanta cratera. O barulho de caminhões descarregando comida e bebida às 10h e 15h, atrapalhando o trânsito já caótico do local. O desrespeito do carros-fortes, todos estacionados em fila dupla para entrar na garagem do Banco do Brasil, é flagrante. Nem os guardas se mexem. Essa cidade tem prefeito?”
Continua depois da publicidade
Encontros
Por iniciativa do futuro líder do governo na Assembleia Legislativa, Onir Mocelin (PSL), o governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) inicia nesta segunda uma série de reuniões com os deputados que assumirão mandados em 1º de fevereiro de 2019. Pretende ouvir todos os parlamentares. Na pauta, o projeto da reforma administrativa será enviado em janeiro ao Legislativo e o sistema de trabalho do novo governo.
Inquérito
Ministério Público do Paraná requereu à Policia Federal a instauração de inquérito contra a presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, por ofensas contra o empresário Luciano Hang. Ao longo da campanha eleitoral, em outubro, a destemperada e denunciada senadora chamou o dono da Havan de “nazista”e “canalha”. O advogado de Hang pede que o processo tramite na primeira instância, alegando que o crime não tem relação com a imunidade parlamentar.
Leia também:
Carlos Moisés começa a semana praticando a boa política