O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes, deverá ser cobrado nesta segunda-feira (17) sobre várias obras federais no Estado. Vai liberar 8 quilômetros duplicados da BR-470, inaugurar o berço 4 do porto de Itajaí, participar de reunião do Fórum Parlamentar, inspecionar as obras do Contorno da BR-101 e visitar o terminal do Floripa Airport. A opinião do Fórum é que o novo ministro inspira credibilidade.
Continua depois da publicidade
Acic 75 anos
Solenidade especial marcada para a terça-feira (18), às 19h30min, marcará as comemorações dos 75 anos de fundação da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Várias homenagens serão prestadas aos ex-presidentes e ex-diretores, e o lançamento da revista Liderança Empresarial. A publicação tem uma entrevista com o empresário Rubens Costa, hoje com 94 anos. Ele assinou a ata de fundação, quando tinha apenas 19 anos.
Surpresas na segurança pública
O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Catarina, coronel Sérgio Sell, resumiu o impacto político da primeira baixa na estrutura da Secretaria de Segurança, causada pelo pedido de exoneração do coronel Flávio Graff da Diretoria Geral. Era o segundo homem na hierarquia do setor de melhor avaliação no governo Moisés da Silva.
Disse em nota o presidente da Acors: “Todos fomos pegos de surpresa com a saída do Cel. Graff da SSP. Até o momento, situação inexplicável para nós, pois pessoa de ímpar conduta e relacionamento interpessoal e profissional.”
O secretário Araújo Gomes, foi inteirado da saída inesperada na sexta-feira, quando chamado ao Centro Administrativo. Ele mantinha as melhores relações com o coronel Flávio Graff, de quem era grande amigo. Emitiu nota minimizando o episódio e definindo-o como “ajuste”.
Continua depois da publicidade
Dentro e fora do governo, Flávio Graff tem uma biografia exemplar, com atuação ativa na transição e convidado do governador Moisés para ocupar o cargo.
Nos bastidores atribuiu-se a mudança a dois fatores: 1. Pressões da Polícia Civil que contestava cortes e enxugamento e queria equilíbrio, o que é negado pelo Delegado Geral Paulo Koerich; 2. Ruído na Casa Militar com decisões da Diretoria Geral.
O coronel Flávio Graff pediu demissão quando soube que seria dispensado esta semana pelo governador. Antecipou-se ao ato oficial.
Segundo o coronel Sérgio Sell “circunstâncias políticas, até agora inexplicadas, devem ter levado a essa decisão do governador”.
Continua depois da publicidade
Férias
O ex-Diretor Geral da SSP, coronel Flávio Graff, viajou ao exterior com a esposa, conforme programara há vários meses. Seu pedido de demissão na véspera da viagem tem duas leituras: seria exonerado na ausência pelo governador Moisés da Silva, que já tinha tomado a decisão sem comunicar ao diretor, ou sabendo por colegas nos bastidores que seria substituído, Graff antecipou-se e pediu as contas.