O Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Rangel, deverá transferir de 3 para 19 de janeiro a suspensão de exportação do pescado catarinense para os países da União Europeia.
Continua depois da publicidade
A sugestão da prorrogação foi dada pelo deputado federal Esperidião Amin(PP), depois de ser inteirado dos resultados da auditoria realizada pelos técnicos da União Europeia em dez indústrias de pesca de Santa Catarina. O Relatório oficial da União Europeia enviado ao governo brasileiro é datado de 19 de dezembro e pede uma resposta sobre as medidas a serem adotadas no prazo de 30 dias. Terminará, portanto, no dia 19 de janeiro de 2018.
Amin falou ao telefone com o secretário Luiz Rangel, expondo as razões de seu pedido, e enfatizando que as maiores restrições envolvem os barcos de pesca que foram vistoriados.
Ele recebeu a informação do deputado Valdir Colatto(PMDB) sobre a decisão de Luiz Rangel de transferência do início do embargo geral.
Esperidião Amin ouviu também o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí-Sindipi, Jorge Luiz Neves Filho, inteirando-se da situação do setor e das consequências da suspensão das exportações.
Continua depois da publicidade