O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merísio, não identifica sinais políticos que indiquem crescimento forte do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, na corrida presidencial. Muito menos que incorpore uma candidatura alternativa, de centro. Está atento às ações do senador Álvaro Dias, do Podemos, que teria biografia, discurso, postura ética e condições de se constituir no novo da disputa.

Continua depois da publicidade

Vigília

Depois de passar alguns anos em Washington, indicada como assessora da OEA por Dilma Rousseff, a ex-senadora Ideli Salvatti voltou a residir em Florianópolis. Em Santa Catarina, soube do inquérito instaurado pela Polícia Federal de Curitiba, por denúncia de recebimento de suposta propina na deleção de Sérgio Machado, presidente da Transpetro. A petista viajou a Porto Alegre, onde está acompanhando o julgamento do ex-presidente Lula.

Adesão

Publicada no Facebook uma mensagem que oxigena a candidatura do delegado Ulisses Gabriel à Assembleia Legislativa. Depoimento de Miguel André diz: “Não sei se o senhor se lembra de mim, mas o senhor me prendeu em 2009. Eu só tenho a agradecer, pois a forma com que o senhor me aconselhou me abriu novos horizontes e tornou-me o homem que sou hoje. Vi sua candidatura a deputado. Gostaria (sem ganhar nada) de apoiá-lo. Quando tiver material de campanha é só enviar. A nossa política precisa de homens como o senhor para dar um jeito.”

Continua depois da publicidade

As prévias

A reunião da Executiva Estadual do PMDB representou uma vitória temporária do presidente Mauro Mariani. Casildo Maldaner, Valdir Cobalchini, Paulo Afonso Vieira fizeram considerações sobre a não realização da consulta partidária. Mariani alegou que a não realização das prévias representaria uma derrota política para sua liderança.

As prévias foram marcadas para 17 de março, mas se não tiver uma segunda inscrição, Mariani corre o risco de esvaziar seu projeto.

Fatos novos

Líderes do PMDB que não aprovam a ideia das prévias citam vários fatos políticos que vão ocorrer até 7 de abril, prazo fatal de filiações partidárias e de desincompatibilização de candidatos. Há o julgamento de Lula amanhã, a posse de Aldo Schneider(PMDB) na presidência da Assembleia Legislativa em 6 de fevereiro e a de Eduardo Moreira no governo estadual no dia 16. 

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Veja também:

PMDB decide pela realização de prévias no dia 17 de março

57 imóveis históricos passam a integrar o Roteiro Nacional da Imigração de Santa Catarina