O lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Gelson Merisio como candidato do PSD ao governo transformou-se no principal ato político do ano, pelo número de participantes, pela qualidade da representação, pela organização e pelo conteúdo dos pronunciamentos. Foi, sem dúvida, um acontecimento político histórico.
Continua depois da publicidade
Os organizadores contabilizaram a presença de mais de 10 mil lideranças em Chapecó, vindas de todas as regiões e municípios. Lá estiveram 106 prefeitos municipais, 21 deputados estaduais, vários federais e presidentes municipais dos 11 partidos da coligação.
Mais do que o lançamento da pré-candidatura, a concentração teve características de deslanche da campanha. A aliança já tem nome: “Santa Catarina tem pressa”. Um jingle foi produzido em torno do candidato, anunciando “um novo jeito de governar”. Faixas e cartazes, com as cores do partido, foram exibidos no Pavilhão de Exposições da Efapi, em Chapecó. Na retaguarda, mais de 400 voluntários. E tudo funcionou como um relógio. Telão, som, espaços, projeções, sincronizados.
Gelson Merisio destacou os êxitos do governo Colombo, candidato ao Senado, falou do fim de um novo ciclo político, fez um dramático diagnóstico sobre o endividamento do Estado (R$ 9 bilhões só com Letras e Invesc, debitados ao MDB) e de seu propósito de enfrentar com coragem os imensos desafios. Prometeu um governo mais enxuto, uma gestão mais moderna, o uso da tecnologia na administração para servir melhor a população, e ações políticas mais humanas e solidárias.
A candidatura está consolidada. A ampla coligação, também! Falta só decolar nas pesquisas. Se fechar com Amin, fica irreversível.
Continua depois da publicidade
A indefinição
Executiva estadual do MDB reúne-se para decidir sobre os critérios de escolha do candidato ao governo. O presidente Mauro Mariani deverá propor prévias, mas há lideranças que preferem uma convenção antecipada com caráter decisório. O governador Eduardo Pinho Moreira é o que está melhor situado em todas as pesquisas. E já tem canal com o PSDB. A Executiva definirá qual o caminho.
Base aérea
Passageiros que embarcaram no voo da Aviança, sábado a tarde, em Chapecó para Florianópolis, constataram que o Aeroporto Serafim Bertaso virou uma base aérea. Estavam ali estacionados 10 aviões particulares, que levaram lideranças políticas e empresariais ao Oeste para o lançamento da candidatura de Gelson Merisio.