*Por Renato Ígor
O comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros em Florianópolis, Helton de Souza Zeferino, deve ser anunciado nesta segunda-feira (03), às 14h, como secretário da Saúde de Santa Catarina. O governador eleito Carlos Moisés da Silva divulgará a nova estrutura administrativa e “alguns nomes do secretariado do primeiro escalão”, segundo comunicado do coronel Flávio Graff, coordenador de comunicação da equipe de transição do futuro governo.
Continua depois da publicidade
A indicação de um militar para comandar a saúde pode provocar certo estranhamento. Historicamente, a pasta é ocupada por médicos e políticos. O coronel Helton, entretanto, é formado em medicina pela UFSC e comanda um batalhão dos bombeiros. Tem sólida formação na área da saúde e experiência administrativa. Se dará certo, o tempo dirá. Confirmado o nome, Moisés consegue ao mesmo tempo colocar alguém próximo a ele, de sua confiança, e com respaldo técnico.
Resistência
O secretário da fazenda do governador Eduardo Pinho Moreira, Paulo Eli, também deve continuar. A informação não foi bem recebida entre os servidores técnicos que participam da transição. O anúncio dos nomes é importante para que os futuros comandantes das pastas já possam prospectar as pessoas que trabalharão nas respectivas secretarias, o que é fundamental para que não haja prejuízo no serviço prestado lá na ponta para o cidadão.
Continua depois da publicidade
Dez secretarias
O governo estadual, que começa em 2019, deve ter 10 secretarias. Hoje são 15. Secretarias de Planejamento e do Turismo, Esporte e Cultura devem ser extintas. O turismo estará no guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, junto com Trabalho e Renda. A estrutura do “trabalho” vai para a pasta do desenvolvimento econômico sustentável para ser tratada no aspecto econômico, não assistencialista. As áreas de esporte e cultura estarão na Secretaria de Desenvolvimento Social, com Direitos Humanos e Habitação. O organograma de governo deve ser com estas secretarias:
– Fazenda
– Administração
– Desenvolvimento Econômico Sustentável
– Segurança Pública
– Administração Prisional e Socioeducativa
– Saúde
– Educação
– Desenvolvimento Social
– Infraestrutura
– Agricultura e Pesca