A Executiva Estadual do MDB transferiu para o dia 18 de junho a definição do candidato ao governo. Nos próximos oito dias Mauro Mariani e Eduardo Moreira vão se reunir para busca de consenso. Como Eduardo só pode concorrer à reeleição, tem experiência administrativa, é a principal liderança do MDB catarinense, alguns deputados e prefeitos defendem sua candidatura ao governo e a de Mauro Mariani ao Senado.
Continua depois da publicidade
Lançamento
Durante a reunião do MDB, realizada a portas fechadas, sem direito sequer de fotografia, o ex-governador Paulo Afonso Vieira anunciou a decisão de pleitear sua candidatura ao Senado na Convenção Estadual. O deputado federal Valdir Colatto tem a mesma intenção. De acordo com líderes, esta decisão pode inviabilizar acordos de aliança com outros partidos. Não haveria vagas para negociar.
Continua depois da publicidade
Veja também: Deputado João Rodrigues envia primeira mensagem após prisão
Fecam
Uma programação variada, que inclui troca de experiências, palestras técnicas e presença dos presidenciáveis, marca o Congresso de Prefeitos promovido pela Fecam. A abertura solene será hoje, a partir das 9h, no Centrosul. Nas mesas de diagnóstico (foto), os prefeitos queixaram-se dos prejuízos com a greve dos caminhoneiros. A queda nas transferências da receita do ICMS foi de 30%.
Contestação
O presidente da OAB-SC, Paulo Brincas, está contestando a iniciativa da Fecam de criação de um Fundo Especial para contratação de advogados visando a defesa dos prefeitos denunciados por ações de improbidade administrativa. Estaria ferindo dois princípios: captação de clientela e uso de recursos públicos para defesa de autoridades municipais.
Missão Checa
Presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, viaja no próximo fim de semana para Praga, liderando uma missão empresarial catarinense que cumprirá roteiro na República Checa, a convite do Ministério da Agricultura. Rodadas de negócios e visitas às indústrias de cristrais, porcelanas, cervejarias e vinícolas estão programadas pelo governo checo, com apoio da Embaixada do Brasil.
Reconhecimento
Engenheiro agrônomo Mário Lanznaster, presidente da Aurora, e um dos líderes de cooperativas a quem Santa Catarina muito deve, será hoje homenageado em Chapecó. Vai receber o Prêmio Personalidade de Vendas da ADVB-SC. Homem simples, ligado à agricultura, deu impulso à maior cooperativa agrícola catarinense, ao suceder outro líder inconteste, José Pedroso. Lanznaster é outra revelação do extensionismo da Acaresc.
Continua depois da publicidade
Expansão
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese) montou um estande no Centrosul durante o Congresso Catarinense dos Prefeitos. Oferece novos serviços e produtos aos municípios. A Fepese mantém hoje mais de 5 mil contratos com órgãos públicos e privados. 55% dos serviços e faturamento vêm de particulares. Atua em concursos, com agência de estágios, projetos e capacitação profissional. Atende em seis Estados e teve um contrato com o porto de Rotterdam, na Holanda.
Doação
Unidades da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Criciúma e Tubarão iniciaram uma campanha em todo o mês de junho para doação de sangue ao Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Objetivo: melhorar o estoque de sangue. A meta é atingir doação de 600 militares voluntários em todo o Estado.