O deputado Mauro Mariani (MDB) foi o terceiro e último candidato ao governo a falar durante o encontro promovido esta noite pela Fiesc, com a participação também de Gelson Merisio (PSD) e Décio Lima (PT).

Continua depois da publicidade

Combateu o tamanho do governo, criticou sua ineficiência, prometeu enxugar a máquina com o fim das regionais e com a redução de estruturas em Florianópolis.

Começou enfatizando que conhece as dificuldades enfrentadas pelos empresários.  Como pequeno empreendedor sofreu na carne em Rio Negrinho, sobretudo, diante de decisões equivocadas dos governantes em relação a politica cambial.

— Perdemos parte do parque fabril de Santa Catarina por estes equívocos do governo federal – acentuou.

Mariani repetiu várias vezes que o governo está em débito com a sociedade.  E elencou os quatro pontos principais:  saneamento básico, ensino médio, hospitais e finanças.

Continua depois da publicidade

Revelou que Santa Catarina é o sexto pior Estado da Federação em termos de finanças “tudo por conta da ineficiência, por instituições que custam caro e não funcionam”.

— É preciso recolher a excelência da sociedade e transferi-la a alguns setores do governo que Santa Catarina se tornará o melhor Estado do Brasil. Santa Catarina vai bem, apesar dos governos – disse.

Citou um exemplo concreto. O Porto de São Francisco do Sul ficou dois meses sem operar por falta de manutenção.  E previu que a expansão do sistema portuário do norte vai duplicar a exportação de grãos.

Defendeu a melhoria do turismo, que hoje representa 13% da economia catarinense, e incentivo a inovação, que faturou 15 bilhões de reais em 2017.

Continua depois da publicidade

Concluiu a fala defendendo a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional pelo BRDE, visando atender as regiões mais deprimidas do Estado.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

Merisio promete extinguir Secretarias Regionais e 1.200 cargos comissionados

Décio Lima quer rever política de incentivos de Santa Catarina

Fiesc entrega carta com propostas do setor a candidatos ao governo de SC

Confira os números da pesquisa Ibope para presidente da República