O presidente do PMDB catarinense tem sido um defensor da candidatura própria do partido para a eleição ao governo do Estado e tem descartado uma coligação com o atual parceiro de administração estadual, o PSD.

Continua depois da publicidade

O PMDB não vai mesmo coligar com o PSD este ano?

Pelas insistentes declarações de hostilidade ao PMDB, feitas por algumas lideranças, notadamente o presidente do PSD, há de se concluir que o PSD é que não quer entendimento. O alerta que faço: o PMDB não pode ficar esperando que o PSD pratique este gesto. É melhor procurarmos outros caminhos políticos. O PSD não demonstra nenhum disposição de estar com o PMDB nesta eleição.

A preferência do PMDB é mesmo pelo PSDB?

Não há nenhuma dúvida, até porque o PSDB foi nosso maior parceiro nas eleições municipais. Há uma afinidade histórica entre os dois partidos. É uma aliança que não precisa dar explicações. Já estivemos juntos no Estado e nos municípios no passado.

Continua depois da publicidade

Qual o formato de prévias que o senhor propõe?

A executiva estadual estará reunida dia 22 de janeiro para enfrentar este tema, até para gerar oportunidades a todos os filiados do PMDB. Quem é prefeito precisará renunciar em abril. A prévia tem de ser feita em março. A convenção que homologará o nome do candidato será entre 20 de julho e 5 de Agosto. O meu nome estará inscrito na prévia.

Prévia em maio ou junho está descartada?

Totalmente. Tem que ser em março para permitir aos prefeitos que desejarem disputar as prévias.

Qual seu candidato à Presidência da República?

Temos uma polarização nacional muito forte entre extrema esquerda e extrema direita. Certamente, o centro vai ter um candidato. Espero que seja um único candidato. Se houver divisão das candidaturas de centro corremos o risco de termos  um segundo turno entre as extremas esquerda e direita, o que seria uma tragédia para o Brasil.

Qual seria este candidato?

Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, por aí.  Espero que as lideranças de vários partidos consigam unificar as candidaturas.

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Leia também:

Obra para despoluição no sul da Ilha

Inmetro e Ministério da Agricultura realizam vistoria em barcos de pesca em Itajaí