A liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, na véspera de encerramento das atividades do Judiciário é inqualificável. Afronta duas decisões históricas do próprio STF, que determinaram as prisões dos condenados em duas instâncias. E ignora a agenda do presidente Dias Toffoli, que marcou para abril novo julgamento. Mesmo que o presidente do STF tenha anulado a decisão de Mello e atendido o pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o estrago estava feito.
Continua depois da publicidade
A reação popular, da cidadania e dos meios jurídicos de todo o país foi ampla e geral, exceção claro, aos advogados dos corruptos presos depois de, pelo menos, duas condenações. A liminar envergonha o Supremo, já com a imagem deteriorada depois de atentados praticados por seus ministros: Ricardo Levandowski rasgou a Constituição quando do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff; Gilmar Mendes distribuiu habeas corpus a notórios criminosos; e seguem outras manobras escandalosas.
A nação, envergonhada, perde o prazer de um Natal festivo e vê frustradas as esperanças de um Brasil novo. Os políticos não entenderam e alguns magistrados, muito menos. Marco Aurélio liberta criminosos com duas condenações, incentiva a impunidade e frustra as legítimas comemorações na semana do Natal.
Natal Mágico

Com culto ecumênico na sexta-feira (21), às 9h, presidido pelo padre Vilson Grohn, a Eletrosul iniciará os festejos dos 50 anos de fundação. Haverá depois o lançamento do livro “Eletrosul 50 anos” e do selo comemorativo lançado pela ECT. A estatal conta hoje com 1.250 empregados.
Continua depois da publicidade
Candidatos
Eduardo Pinho Moreira não tem dúvidas de que o resultado da eleição ao governo no primeiro turno em Santa Catarina seria diferente se o candidato pelo MDB fosse o prefeito Udo Döhler. Além de Mauro Mariani não ter empolgado, o marketing foi uma decepção. Houve dias em que os marqueteiros recorreram ao Google para saber mais sobre Luiz Henrique da Silveira e Moreira.
Projetos
O sonho político do governador Eduardo Pinho Moreira é se eleger senador da República por Santa Catarina. A chance virá em 2022, quando apenas uma vaga estará em disputa. Ele já lançou a candidatura de Dário Berger ao governo nas próximas eleições. Viajará em janeiro para a África do Sul com a esposa e o enteado. Em março segue para Londres, onde ficará até abril.
Renovação
Os ventos da mudança chegaram também na Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc). Os grupos de esquerda que comandaram a entidade, com o sargento Soares e Elisandro Lotin, serão destronados nesta quinta-feira com a posse da nova diretoria, ato que ocorrerá no auditório da Secretaria de Segurança Pública. Assumirá a presidência o subtenente da reserva João Carlos Pawlick, vencedor das últimas eleições.
Segurança
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, voltou a se reunir com o novo ministro da Justiça, juiz Sérgio Moro, juntamente com outros comandantes. Na pauta, ações para combater a criminalidade e melhorar a segurança pública. Gomes considerou a conversa pessoal com o ministro “amistosa e muito produtiva”. Moro disse que já tinha conhecimento do trabalho catarinense e a excelência da segurança estadual.
Continua depois da publicidade
Inauguração?
Diante do anunciado boicote do prefeito Fabricio Oliveira (PSB), o presidente Temer não vai mais “inaugurar” o Centro de Convenções de Balneário Camboriú. Mas os ministros Carlos Marum e Vinicius Lummertz estarão domingo no Centro de Convenções com o governador Eduardo Pinho Moreira para fazer “a entrega da obra física”. Se tiver placa, estarão oficializando uma nova forma de conclusão de prédios públicos.
Curtas
*Os prazos processuais na Justiça Eleitoral Catarinense estão suspensos entre 20 de dezembro de 2018 e 20 de janeiro de 2019.
*Justiça Federal garantiu a realização nesta quinta (20) das eleições do novo Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A situação refuta a oposição, dizendo que seu líder integrou o Creci-SC durante 18 anos.