*Por Renato Igor, interino
O deputado Natalino Lázare, do Podemos, está liderando desde quinta-feira um movimento na Assembleia Legislativa e vai protocolar o pedido de revogação do título de cidadão catarinense concedido ao ex-presidente Lula. No ano passado, a Alesc cassou a concessão da Medalha Anita Garibaldi ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, hoje preso por corrupção. O PT segue fazendo mistério sobre onde será entregue o título de cidadão catarinense a Lula neste fim de semana.
Título contestado
Continua depois da publicidade
A notícia da entrega do título de cidadão catarinense a Lula, trazida por esta coluna na quinta-feira, provocou a revolta de entidades empresarias. Faesc, Facisc, Fampesc, FCDL, Fecomércio, Fiesc e Fetrancesc, em nota conjunta, defendem que a Alesc suspenda o ato de entrega e revogue concessão. Em Florianópolis, nota assinada por 12 entidades empresariais considera a homenagem um “desrespeito com os catarinenses”. O motivo da revolta é prestar a homenagem a um condenado pela Justiça 10 anos depois do projeto aprovado.
Nota Oficial do PT/SC
“A polêmica acerca do título de cidadão catarinense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de extemporânea e tacanha, está contaminada por completa ignorância jurídica e intolerância política. A Lei nº 14.437, de 28 de maio de 2008, proposta pelo deputado Jailson Lima da Silva, foi promulgada pelo então governador Luiz Henrique da Silveira, em perfeita consonância com o ordenamento jurídico, e dentro das normas regimentais do Legislativo. Esta comenda, que será agora entregue, já tem quase 10 anos, e foi aprovada pelo parlamento catarinense porque o homenageado teria feito muito por Santa Catarina. O ex-presidente Lula fez mais por nosso Estado do que outros homenageados, como, por exemplo: general Médici, Eliseu Padilha, Tony Ramos, Paulo Konder Bornhausen, João Rodrigues, Marcos Tebaldi, entre outros, todos agraciados com o título de Cidadão Catarinense e, no entanto, sem nenhum protesto histérico semelhante. A legitimidade da honraria em questão não se submeterá ao passionalismo irracional e partidário desses senhores, intencionalmente desmemoriados, que exercitam o ilegítimo estardalhaço da ingratidão. Murilo Silva, secretário de comunicação do PT de Santa Catarina
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Continua depois da publicidade
Veja também:
Homenagem da Alesc a Lula provoca reação e constrangimento
Projeto reconhece São João Batista como Capital Nacional da Imigração Italiana