Há exatamente 20 anos falecia em Florianópolis, com apenas 57 anos de idade, o desportista e empresário Paulo Gil Alves. Fundador da Pedrita, empresa pioneira em mineração de Santa Catarina, com vários títulos, teve destacada atuação como velejador e empreendedor visionário.

Continua depois da publicidade

Durante décadas participou de campeonatos de vela em Santa Catarina, no Brasil e no exterior, conquistando vários troféus. Exerceu a Comodoria do Iate Clube de Santa Catarina (Veleiros da Ilha), quando implantou melhorias e inovações que lá permanecem até hoje.

Atuou, também, na área empresarial, como presidente da Câmara da Indústria da Mineração da Fiesc. Por sua visão de empresário com responsabilidade social e humanista recebeu o título de cidadão honorário de Biguaçu, onde a Pedrita mantem até hoje uma jazida.

Destaque em sua biografia as inúmeras operações de resgate de náufragos e de embarcações na Ilha de Santa Catarina e no litoral catarinense. No caso mais famoso, que ganhou repercussão nacional e depois um filme (L’Amar), resgatou duas moças que durante 51 horas ficaram desaparecidas com pranchas de windsurfe no norte da Ilha.

Resgate para salvar vidas
Resgate para salvar vidas (Foto: Arquivo pessoal)

Paulo Gil instalou em Coqueiros o “Tritão”, bar e restaurante, primeiro “drive-thru” de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Batalhou durante décadas pela construção da primeira marina de Florianópolis e faleceu sem ver o sonho realizado. 20 anos depois de seu falecimento, a capital continua sem uma marina.

Criativo, alegre, agregador, visionário e generoso, liderava os grupos de amigos no jogo de dominó e nos encontros sociais. Era admirado e amado pelas pessoas que trabalhavam em sua empresa e nas comunidades em que marcava presença por sua generosidade e sensibilidade social.

Ele era, sobretudo, um cidadão, um empresário e um amigo extremamente generoso, solidário e leal com tudo e com todos.

Paulo Gil Alves, o Bicudo, era casado com Célia Alves, que também faleceu logo depois, e deixou três filhos: Adriana, Gisele e Paulo Gil Filho.

Continua depois da publicidade

No próximo dia 6 de novembro, a partir das 19h, estarei lançamento o livro “Paulo Gil: o Mar por Testemunha”, da Dois Por Quatro Editora, com um testemunho sobre sua exemplar trajetória e de suas realizações, com artigos de alguns de seus amigos.

Posse na presidência da Câmara de Mineração da Fiesc
Posse na presidência da Câmara de Mineração da Fiesc (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.