A mais completa obra já escrita no Brasil sobre Jerônimo Coelho, fundador da imprensa e da maçonaria de Santa Catarina, de autoria do falecido desembargador e professor Norberto Ungaretti, será lançada hoje durante Sessão Magna da Loja Maçônica Jerônimo Coelho nº 13.
Continua depois da publicidade
A solenidade marcará a outorga da Medalha do Mérito Jerônimo Francisco Coelho, condecoração do governo do Estado, à Associação Catarinense de Imprensa, ao autor do livro, à Loja Maçônica Jerônimo Coelho, que está comemorando 50 anos de fundação, e ao fundador Miguel Cristakis.
A obra sobre Jerônimo Coelho é resultado de uma pesquisa de mais de 15 anos realizada pelo professor Norberto, a pedido da Associação Catarinense de Imprensa, quando das comemorações de seu bicentenário de nascimento.
O professor Ungaretti contratou pesquisadores no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, para levantamento de fatos e atos sobre Jerônimo Coelho.
Convidado pela família Ungaretti, tive a honra de escrever a apresentação da inédita obra, fruto de convite que fiz ao autor quando presidia a Associação Catarinense de Imprensa, em companhia do jornalista Osmar Teixeira. A obra está sendo lançada pela Dois Por Quatro Editora.
Continua depois da publicidade