Operação conjunta da Prefeitura Municipal e da Casan nos Ingleses, norte da Ilha de Santa Catarina, resultou em lacre de ligações irregulares do sistema de esgoto na galeria pluvial. O programa Trato pelo Rio Capivari determinou autuações para que os proprietários regularizem suas redes.
Continua depois da publicidade
A praia dos Ingleses, uma das que mais cresce na Capital, tem ponto permanece de poluição elevada exatamente na região do rio Capivari há muito tempo. E os moradores e turistas estão cansados de denunciar estas ligações clandestinas, consideradas criminosas.
Prefeitura e Casan mantém dois programas de fiscalização: o Floripa se liga na rede e a Blitz Semanal de Esgoto. Com participação da Vigilância Sanitária, estes órgãos atuam conjuntamente no combate a estes absurdos que poluem as praias todos os anos.
De acordo com o gerente regional da Casan, engenheiro Francisco Pimentel, já foram inspecionadas 12.874 propriedades. E o resultado é considerado muito grave; 41% das edificações inspecionadas apresentavam alguma irregularidade.
Pior: das propriedades inspecionadas, 449 tinham ligações ilegais conectadas à rede pluvial. 61 foram lacradas e notificadas.
Continua depois da publicidade
Aqui na Grande Florianópolis, ação forte contra estas ligações criminosas vem sendo executada pela Prefeitura Municipal da Palhoça, através da Fundação Cambirela do Meio Ambiente. Nas últimas ações o resultado foi de 31 ligações clandestinas lacradas.
Os órgãos públicos precisam agir com todo rigor contra os responsáveis por estas ilegalidades, inclusive, divulgando os autores da polução. Cometem crimes contra o meio ambiente e contra a saúde pública.