A juíza Gabriela Jardon Guimarães de Faria, da 6ª Vara Cível de Brasilia, concedeu liminar em mandado de segurança destituindo todo o novo Diretório Regional do PSB em Santa Catarina, nomeado pelo presidente nacional Carlos Siqueira. Na mesma decisão, determinou o retorno ao comando do Partido Socialista Brasileiro do presidente Ronaldo Freire e todos os membros do Diretório Estadual legitimamente eleito.
Continua depois da publicidade
A ação foi impetrada pelos advogados Alessandro Abreu, Leonardo de Moraes, Luiza Portela, Luiz Magno Bastos Junior, em nome do presidente Ronaldo Freire e de Carlos Augusto Harger, contra ato do presidente da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro.
A magistrada de Brasilia considerou líquido e certo o direito dos recorrentes de retomarem o comando partidário, eis que cumpriram as regras do partido e que o Estatuto não prevê suspensão ou intervenção.
Na liminar, a juizá Gabriela Faria suspende o ato do presidente nacional do PSB, “fazendo com que o órgão diretivo do PS de Santa Catarina que foi destituído reassume suas funções e aí permanece até segunda ordem”.
A nova Executiva, presidida pelo ex-vereador Adir Gentil, assumiu na segunda-feira e na terça-feira já realizou a primeira reunião em Florianópolis.
Continua depois da publicidade