A decisão do juiz Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, determinando busca e apreensão da propaganda dos candidatos à Câmara dos Deputados Ana Paula Lima e Cláudio Vinhati, e do diretório estadual do PT por práticas ilegais, transformou-se no fato novo da campanha politica nesta reta final em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O magistrado acolheu representação do Ministério Público Eleitoral sobre descumprimento de decisões do Tribunal Superior Eleitoral e da própria legislação. Tendo sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, Lula não poderia ter o nome na propaganda eleitoral, pois estaria comprometendo a higidez do pleito.
A determinação incluiu os juízes eleitorais onde a propaganda estava sendo veiculada e vários centros de distribuição dos Correios. Este envolvimento da ECT na entrega do material de propaganda do PT mereceu fortes críticas nas redes sociais.
O advogado do PT, Gabriel Kazapi, informou que a lei eleitoral prevê uma ferramenta específica, por meio de contrato com a ECT, para distribuição do material. O diretório teria assinado este contrato, mas não soube informar o valor, que será incluído na prestação de contas.
Kazapi entrou com recurso no TRE-SC para tentar cassar a liminar do juiz Amaral e Silva. Argumenta que o material de propaganda com Lula foi impresso em agosto e que a impugnação aconteceu em 1° de setembro. Alega, ainda, que a destruição do material iria prejudicar os candidatos e que foram usados recursos do Fundo Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Voto jovem
A secretária da Educação, professora Simone Schramm, assinou convênio com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Roesler, de apoio à campanha “O voto é meu. Meu futuro. Minha escolha”. Destina-se a estimular os jovens de 16 e 17 anos na rede escolar à participar das eleições.
Concentração
Deputado Rogério Mendonça (Peninha), do MDB, realizará nesta quinta (27), às 13h, em Ibirama, concentração com prefeitos e lideranças políticas do Vale do Itajaí. Os candidatos Mauro Mariani (MDB), Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR) confirmaram presença, segundo o parlamentar. Objetivo: reunir apoio a Jair Bolsonaro. Peninha foi o primeiro a apoiar o presidenciável do PSL em Santa Catarina.
Eleição
A Associação Catarinense de Imprensa realiza nesta quinta a eleição da nova diretoria para a gestão 2018/2021. O jornalista Ademir Arnon é candidato à reeleição, tendo como candidatas a vice Débora Almada e Lúcia Helena Vieira. A chapa prevê na Secretaria Denise Christians e na Tesouraria, Paulo Fernandes.
Leia também:
Eleições 2018: candidatos ao governo de SC gastam até R$ 1,7 milhão com propaganda na TV