Premiado jornalista e consagrado escrito catarinense Dionisio da Silva, radicado no Rio de Janeiro há décadas, depois de brilhar na academia de São Paulo, envia um instigante comentário sobre o julgamento do dia 24 no Tribunal Regional Federal. Leia:

Continua depois da publicidade

“O ex-presidente Lula vai atravessar o Rubicão em Porto Alegre (RS) no dia 24 de janeiro de 2018? Se sua condenação for confirmada pelo TRF, estará proibido de concorrer?

Janeiro foi decisivo também para Júlio César. Em 49 a.C., portanto cinco anos antes de ser assassinado por seus inimigos do Senado, o famoso comandante militar e estadista romano voltava da campanha vitoriosa na Gália, mas estava proibido de atravessar o rio Rubicão, às portas de Roma.

Teve uma noite atormentada na véspera, dormiu pouco ou quase nada – a falta de sono lhe foi devastadora, ainda mais por ser epiléptico – perdeu-se à noite e no amanhecer do dia 11 viu que, seguindo um flautista que tocava uma linda música, alguns de seus homens já tinham atravessado o rio atrás do rapaz.

Num lance que definiu sua vida e a dos romanos, César reuniu suas tropas e atravessou o Rubicão citando em latim um verso de Menandro que ele tinha lido em grego: “Alea jacta est” (a sorte foi lançada).

Continua depois da publicidade

César gostava de resumir coisas complicadas a uma sentença. Na Gália dissera: “Veni, vidi, vinci” (vim, vi, venci).

Era também muito supersticioso e viu no buliçoso movimento dos soldados um aviso para que rompesse a proibição e seguisse para conquistar o poder. Assim o fez. Lula também o fará?

Lula não lê nada e proclama não ser necessário ler nada. Mas tem uma formidável intuição, que raramente falha, como sabem aqueles que ele já derrotou. Mas inveja os saberes de FHC, que o derrotou duas vezes para a Presidência da República.

Entretanto, FHC desejou a vitória de Lula, a quem passou a faixa, e não a de José Serra.”

Oncologia
Unimed de Joinville inaugurará no dia 25 de janeiro um dos mais modernos centros de oncologia de Santa Catarina e do Brasil. A nova unidade fica anexa ao Centro Hospitalar Unimed e contará com salas de quimioterapia, medicina nuclear e radioterapia. Previsão de atendimento de 300 pacientes por mês. Investimentos de R$ 95 milhões. Pontos para o presidente Enio Rieger e sua equipe.

Continua depois da publicidade

Tecnologia

O novo presidente  da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, Moacir Dagostin, iniciou as atividades anunciando seu plano de ação, priorizando projetos de inovação e tecnologia, e mantendo os programas do ex-presidente Cesar Smielevski. Pretende também batalhar pela região metropolitana. Outra meta que será perseguida é a construção de um centro de inovação tecnológica em Criciúma.

Justiça

Desembargadora federal Marga Inge Tessler negou novo recurso interposto pelo advogado Alex Santore visando sua posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça para o qual foi nomeado. A posse foi suspensa duas vezes pelo juiz da Vara da Fazenda Pública da Capital. A magistrada alegou que a competência para julgar a matéria é da Justiça estadual, como decidido pelo ministro Herman Benjamin, do STJ.

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Leia também:

PT quer Lula na prisão

Secretarias trabalham para extinguir autarquia do Porto de São Francisco do Sul