O que está em jogo no julgamento do recurso de Lula pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre não é apenas seu futuro como cidadão. Sendo confirmada a sentença do juiz Sérgio Moro, pela unanimidade dos três desembargadores federais, Lula seguirá o mesmo caminho dos criminosos que assaltaram o erário e muitos deles, políticos e empresários, já cumprem penas na cadeia. Sofrerá, também, os efeitos da Lei da Ficha Limpa, sendo declarado inelegível pela Justiça Eleitoral se até as eleições não surgirem casuísmos políticos ou manobras recursais.
Continua depois da publicidade
O julgamento definirá, portanto, o futuro do Brasil, avaliado pelas projeções em relação às eleições presidenciais. Há avaliações e pesquisas sólidas antevendo que, mesmo sendo candidato, não teria qualquer chance, pelo monumental desgaste que Lula e sua organização criminosa com petistas e aliados, denunciada, condenada e presa, sofreram nestes últimos anos.
A confirmação da sentença leva a outras leituras. A mais importante: abre as comportas para que tenham o mesmo destino os demais larápios do PT, do PMDB, do PP e do PSDB, todos respondendo a denúncias cabeludas ou já condenados. São ex-ministros, dirigentes de partidos e lideranças nacionais que neste momento torcem envergonhados pela absolvição de Lula, pois querem tratamento similar no futuro.
Em julgamento estará tambem o próprio prestígio do Judiciário, o Poder que salvou o Brasil do desastroso e totalitário bolivarianismo, exibiu para o mundo o maior escândalo de corrupção da história, com um trabalho exemplar do Ministério Público Federal, Policia e Receita Federal.
O futuro da economia, devastada por um populismo irresponsável e até criminoso que atirou 12 milhões de trabahadores na tragédia do desemprego, também será definido nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
No fundo, princípios, valores, ética e as principais instituições do país também serão testadas nesta data histórica.
Manifestações
Além da concentração de petistas e aliados em Porto Alegre, estão sendo anunciados atos em defesa de Lula pelas das redes sociais. Crescem em Santa Catarina, pela Internet e pela propaganda tradicional, apelos pela condenação do petista. Em Chapecó, espalharam-se outdoors e back lights da campanha “Lula na Cadeia — A Lei é para todos”. Os cartazes pedem a confirmação unânime da sentença aplicada pelo juiz Sergio Moro ao ex-presidente.
Pesar
Radiofonia catarinense está de luto com o inesperado falecimento do radialista J.B. Schiller, locutor comercial durante décadas da CBN-Diário, da Rádio Atlântida e locutor de chamadas da RBS TV em todo o Estado. Além de uma voz maravilhosa e um senhor profissional, era um ser humano especial.
Leia todas as publicações de Moacir Pereira
Veja também:
PMDB decide pela realização de prévias no dia 17 de março
57 imóveis históricos passam a integrar o Roteiro Nacional da Imigração de Santa Catarina