O jornalista Fernando Linhares da Silva está comemorando 85 anos, dos quais mais de 60 dedicados à crônica esportiva de Santa Catarina. No século passado, a partir da década de 1950, ficou consagrado como um dos mais qualificados narradores de futebol da Capital, como titular da Rádio Guarujá, uma das principais emissoras do Estado.

Continua depois da publicidade

Na década seguinte foi um dos principais comentaristas da Rádio Diário da Manhã, como colaborador do programa “Vanguarda”, criado, dirigido e apresentado pelo premiado jornalista Adolfo Zigelli, na época o programa jornalístico de maior audiência em Santa Catarina.

Atuou depois com os pioneiros na fundação da Televisão Cultura, a partir da maio de 1970, onde narrava e comentava sobre futebol e sobre esportes em geral. Integrou depois a equipe do grupo RBS, tanto na televisão como no rádio, atuando na CBN-Diário.

A celebração dos 85 anos foi em família, com o relançamento de seu livro “Pasto do Bode”, em que relata os principais fatos do Estadio Adolfo Konder, localizado no terreno que hoje hospeda o Beira Mar Shopping.

Casado com a professora aposentada da Ufsc, Maria de Lourdes, tem seis filhos, nove netos e um bisneto. Entre eles, um jornalista, Fabiano Linhares que durante anos fez parte da CBN-Diário também na área esportiva. 

Continua depois da publicidade

Fernando Linhares continua tendo presença nas entidades de classe, tendo fundado a Casa do Jornalista e integrado diretorias da Associação Catarinense de Imprensa.

Procurador autárquico aposentado, é um companheiro de grande valor. Ético, solidário, competente e um exemplar ser humano, que vem recebendo carinhosas mensagens de amigos pela grande data.