O Conselho Universitário da UFSC aprovou, por unanimidade, Moção de Louvor pelos 40 anos de instalação do Curso de Jornalismo. A iniciativa foi do professor Arnoldo Debatin Neto, diretor do Centro de Comunicação e Expressão.
Continua depois da publicidade
Presidido pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, o evento contou com a presença do presidente da ACI, Ademir Arnon, de fundadores e atuais dirigentes do Curso de Jornalismo, o primeiro a oferecer formação superior no Estado. E, também, o que formou profissionais e professores que hoje atuam nos 15 programas espalhados pelas universidades e fundação educacionais de Santa Catarina.
O professor Arnoldo Debatin Neto destacou que nestas quatro décadas “o Jornalismo da UFSC formou 1.356 profissionais de comunicação que se inseriram na sociedade brasileira”. Falou de nomes do jornalismo formado pela UFSC que se destacam nas grandes empresas nacionais e que brilharam no exterior, comprovando a qualidade da formação acadêmica.
Lembrou, ainda, que a história do Curso de Jornalismo da UFSC se identifica com a luta pela democratização da comunicação no Brasil e com as bandeiras pela universidade pública, gratuita e de qualidade.
A vice-reitora Alacoque Erdmann falou da importância do jornalismo e da comunicação no mundo moderno e de seus impactos na sociedade: “O jornalismo promove a evolução humana, permite melhor a compreensão da vida e do mundo e produz conhecimentos”.
Continua depois da publicidade
Convidado para o ato, como presidente da Comissão Organizadora e primeiro coordenador do curso, registrei o empenho do reitor Caspar Erich Stemmer e do professor Silvio Coelho dos Santos, ambos decisivos pela criação do curso.
A internet e os meios digitais multiplicaram as informações, mas criaram um mundo de barbárie, incompatível com os princípios do bom jornalismo e da cidadania que a academia tem o dever de formar.
Colóquio
O premiado escritor e jornalista catarinense Deonisio da Silva participa nesta quarta-feira, às 19h30min, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, do Colóquio sobre a Língua Portuguesa, juntamente com os escritores Maria Tereza Piacentini e Afonso Rocha, e o historiador Nereu do Valle Pereira. O evento cultural, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, integra as comemorações do aniversário de Florianópolis.
Desconto
A Justiça Federal negou a ação impetrada pela Associação dos Professores da UFSC que pretendia garantir o desconto da contribuição dos professores. Os advogados vão recorrer ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. O Diretor da Apufsc, Eduardo Meditsch, esclareceu que a entidade está questionando a Medida Provisória do presidente Bolsonaro que vetou o desconto da contribuição voluntária dos associados, já declarada inconstitucional pela OAB nacional.
Continua depois da publicidade
Imortal
A Academia Catarinense de Letras realizará nesta quinta-feira, às 19h, solenidade de posse do escritor Godofredo de Oliveira Neto na cadeira número 10. O novo acadêmico será saudado pelo escritor e jurista Péricles Prade. A cadeira 10 tem como patrono Antônio Francisco de Faria, como fundadora Delmida Silveira de Souza e como último titular Júlio de Queiroz. Nascido em Blumenau e com mestrado em Letras pela Sorbonne e doutorado nos Estados Unidos, Godofredo é professor da UFRJ.
Pediatria
Médico Marcelo Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina, reúne-se hoje com a direção do Hospital Universitário da UFSC. Na pauta, problemas que considera graves na unidade de emergência pediátrica do HU, já denunciados por médicos e funcionários do Hospital.