Jornal Linha Viva, órgão do Sindicato dos Eletricitários, aciona a metralhadora contra o atual presidente da Celesc, Cleicio Martins, acusando-o pela desestruturação da estatal de energia e classificando de “golpe” a extinção das Agências Regionais.
Continua depois da publicidade
Diz:
“Um segurança armado nas portas do auditório Oswaldo Camilli, no 5º andar da sede da Celesc. Cancelas nos corredores impedindo a passagem de trabalhadores. Esse é o diálogo do presidente Cleicio Poleto Martins. Esbanjando soberba e arrogância, o presidente da empresa tem se fechado a diálogo com todos os agentes políticos de Santa Catarina”.
O movimento
Do Porto de Itajaí em janeiro passou de 152 mil para 355 mil toneladas, com crescimento de 133%. O volume movimentado em TEU’s teve aumento de 31%.
Presidente
Da Câmara de Içara, vereador Rodrigues Mendes, propôs a redução do recesso de 60 para 45 dias. E por que não para 30 dias, férias regulares de trabalhadores?
Continua depois da publicidade
Sigilo
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio Moraes Ferreira Junior, realizou visita protocolar ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço. Um dos temas: a polêmica das isenções fiscais. Adircélio afirmou: “O Tribunal de Contas tem grande dificuldade para acessar as informações de renúncia fiscal, sob a alegação de sigilo imposto por alguns setores da fiscalização. Examinamos até a via judicial. Mas acreditamos que o novo governador, Carlos Moisés da Silva, vai abrir essas informações para ao TCE.”
Denúncia
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), pediu investigação das polícias Federal e Civil sobre a origem e autoria de diálogo com o antigo superintendente do porto, espalhado no WhatsApp, tratando do pagamento de propinas. Acusou grupo de oposição e afirmou de forma categórica que se trata de “matéria requintada”. Os áudios foram recolhidos da Operação Influenza, de 2008. Morastoni disse que o inquérito foi arquivado pela PF.
Transporte
Câmara de Vereadores de Florianópolis dedicou a maior parte da sessão de quinta-feira para debater os objetivos da CPI do Transporte Coletivo. Uns vereadores querendo atingir a gestão Gean Loureiro (MDB); outros, o governo de Angela Amin (PP). O vereador Afrânio Boppré (PSOL) criticou o debate, dizendo que 250 mil passageiros usam ônibus todos os dias na Capital. E a cidade tem a segunda tarifa mais cara do Brasil.
Incentivos
Reunião mensal do sistema Fiesc, nesta sexta, a partir das 9h, terá palestra do economista Fernando Barbosa, do Bradesco, que falará sobre “A Nova Agenda Econômica e o Mundo Volátil”. O Espaço da Indústria terá presença do empresário Juliano Donini, presidente do grupo Marisol, de Jaraguá do Sul. Tema que deverá monopolizar os debates trata dos decretos que cancelaram incentivos fiscais e elevaram alíquotas do ICMS.
Continua depois da publicidade
Bombeiros
Governador Carlos Moisés (PSL) assinou atos colocando à disposição da Secretaria Estadual da Saúde o coronel bombeiro Vanderlei Vanderlino Vidal, a 1ª tenente Fernanda Gabriela dos Santos, o tenente coronel Alexandre Vieira e o tenente coronel Charles Fabiano Acordi.
No mesmo Diário Oficial foram colocados à disposição o tenente coronel Charles Alexandre Vieira, o major George de Vargas Ferreira, a capitã Heloisa Helena Battisti e, no gabinete da vice-governadora, a 1ª tenente Natália Cauduro da Silva.
Monte Castelo
Unidades do Exército em SC realizaram na sede do 63o BI solenidade pelos 74 anos de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. O ato contou com a presença de Alcides Basso, um dos últimos militares vivos que lutaram na Itália pelas liberdades e contra o nazismo. O comandante da 14a Brigada de Infantaria, general Ricardo Miranda, prestigiou o ato.
Cultural
Presidente de Portugal, professor Marcelo Rebelo de Souza, prestigiou a abertura oficial do “Correntes d’Escritas”, o principal evento cultural do país. Reúne escritores, professores, artistas e intelectuais de todas as regiões. Carismático e popular, o presidente destacou a importância do escritor, da literatura, do livro e do leitor na formação da cidadania. Falou com a escritora catarinense Lélia Nunes, que lançou livro no evento, e disse ter muitos amigos no Brasil e em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade