O deputado federal João Rodrigues está retornando a Santa Catarina, procedente da Flórida, nos Estados Unidos, onde se encontrava com a esposa e duas filhas. Ele tinha retorno via Campinas, em São Paulo, mas quer evitar constrangimentos a seus familiares na chegada.

Continua depois da publicidade


Assista ao vídeo gravado pelo deputado

Em vídeo gravado ontem, informou pela internet que está voltando por Assuncion, no Paraguai, indo via rodoviária para Chapecó, onde se apresentará a Policia Federal. Iniciará o cumprimento da pena de cinco anos, em regime semiaberto, aplicada pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre e confirmada esta semana pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

O advogado Marlon Bertol, que faz a defesa do parlamentar, aguardará o dia 19 de fevereiro para requerer a prescrição da pena. Ele vem sustentando que, de acordo com a legislação, a prescrição já ocorreu no dia 12 de dezembro, data do julgamento do recurso em Porto Alegre, e não dia 18 de fevereiro, dia da publicação do acordão.

No video que exibe na internet, o deputado João Rodrigues volta a declarar que o ato que autorizou,em 1999, como prefeito interino de Pinhalzinho, para compra de uma retroescavadeira, não houve desvio de recursos, nem dolo e muito menos prejuizo ao erário, atenuantes que foram registradas no acórdão do Tribunal de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

A ação impetrada pelo Ministério Público Federal foi motivada pela dispensa de licitação.
A condenação do deputado muda o cenário politico do Estado dentro do PSD.  Ele está sendo considerado fora da disputa majoritária. O partido continua com a candidatura de Gelson Merísio, que também é de Chapecó, e para eventuais composições futuras, se acontecerem, passa a contar com outros dois nomes: o deputado federal João Kleinubing, de Blumenau, e o estadual Miltom Hobus, de Rio do Sul.

Ambos, portanto, do Vale do Itajaí, que representa em termos regionais o maior colegio eleitoral do Estado.

Leia mais notícias do colunista Moacir Pereira