A semana que se inicia hoje tem uma data especial no calendário do Estado. Jaraguá do Sul, no Norte, estará comemorando 175 anos de emancipação política. Com posição privilegiada entre os 295 municípios, Jaraguá do Sul desponta hoje como a quinta maior economia e terceiro maior polo industrial de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O Atlas da Violência revelou que Jaraguá do Sul era o município mais pacífico do Brasil. Título merecido e resultado das qualidades de seu povo. Empresários e trabalhadores levam ao pé da letra o slogan do brasão: “Grandeza pelo trabalho”.
Os índices de desenvolvimento humano de Jaraguá do Sul estão entre os melhores de Santa Catarina. A maioria de suas empresas – incluindo as grandes WEG, Malwee, Duas Rodas, Marisol, etc. – são familiares e seus maiores acionistas participam da vida da cidade. A Sociedade de Cultura Artística (SCAR) foi construída pela iniciativa privada. O moderno e bem equipado Hospital e Maternidade Jaraguá, referência em saúde no Brasil, contou com milionários recursos particulares. O excelente Festival de Música (Femusc) tem ativa presença dos empresários locais. E por aí vai.
O desconvite a Miriam Leitão e seu marido Sérgio Abranches para a Feira do Livro acabou manchando a imagem de uma das mais acolhedoras e agradáveis cidades de Santa Catarina. Apesar dos protestos, os organizadores tinham o dever de manter a programação. Nada teria acontecido. Como nada ocorreu durante sua presença, em 2017, na Feira do Livro de Joinville.
Criou-se uma tempestade em copo d’água e a cobertura da grande mídia ao caso foi, no mínimo, exagerada.
Continua depois da publicidade

DEM filia
O superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, um dos executivos mais qualificados em infraestrutura e sistema portuário, inscreveu-se no fim de semana no Democratas. O ato aconteceu em Navegantes, com a presença do presidente estadual João Paulo Kleinubing. Também se filiaram os empresários Ademir Campestrini, Libardoni Fronza, Rinaldo Araújo, Aldo Decker, Juliano Perin e e Verner Dietterle.