A primeira semana de 2020 termina com um movimento recorde de turistas nacionais na Capital de Santa Catarina. Hotéis, bares e restaurantes registram presença excepcional de brasileiros. As praias da Ilha continuam superlotadas.
Continua depois da publicidade
Até agora é pequena a presença de turistas argentinos. A previsão é de que, se vierem, chegarão a partir da próxima segunda-feira.
Esta presença maciça de visitantes continua criando sérios problemas na mobilidade da cidade além de falhas em serviços públicos. A telefonia celular funciona precariamente, faltou energia elétrica em vários pontos da cidade e na virada do ano várias áreas no norte da Ilha não tiveram água da Casan.
O movimento de turistas é festejado por empresários do setor, por garçons, vendedores ambulantes e prestadores de serviços e atividades que envolvem a atividade econômica.
Nas redes sociais, contudo, muita gente questiona a falta de organização, disciplina e planejamento pelo poder público. Muitos até com propostas radicais.
Continua depois da publicidade
Um dos moradores escreveu: “É muito complexo o assunto. Eu não vivo do turismo. Por mim fechava a ponte de vez… É triste chegar no verão e não conseguir desfrutar da nossa ilha pois fica uma verdadeira m@#$&… Sujeira nas praias, nas ruas, trânsito insuportável, barulho, falta de respeito, furtos, preços que aumentam, enfim… Pra quem vive do turismo é ótimo”.