A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de autorizar a Procuradoria Geral da República a investigar suposto recebimento de R$ 11,5 milhões via caixa 2 representa um tiro no peito da candidatura ao governo do senador Paulo Bauer (PSD).

Continua depois da publicidade

Mais do que isso: atinge também o PSDB nacional porque o parlamentar catarinense é atualmente o líder do partido no Senado.

A situação de Paulo Bauer é bem diferente daquela que envolve o governador Raimundo Colombo, envolvido também com delações sobre caixa  2 nas campanhas de 2010 e 2014 em Santa Catarina. No caso de Bauer, o que ocorrerá agora é o início de investigação para que o Ministério Público obtenha provas de uso de recursos não contabilizados. A partir do resultado destas investigações é que a PGR poderá ou não denunciar o senador.

No caso de Colombo o inquérito já foi concluído e resultou na denúncia formalizada no Superior Tribunal de Justiça. Outra diferença: o foro privilegiado dos senadores é o Supremo Tribunal Federal, enquanto o dos governadores é o Superior Tribunal de Justiça.

Em ambos os casos as candidaturas, se forem confirmadas, tendem a sangrar pelos novos capítulos na tramitação da denúncia contra Colombo e nas investigações contra Bauer.

Continua depois da publicidade

Colombo perde o foro privilegiado no dia 7 de abril, se realmente renunciar ao governo. Paulo Bauer perde este privilégio quando concluir o mandato de senador em janeiro de 2019.

A decisão do ministro do STF terá outras implicações politicas em Santa Catarina. Além de fragilizar sua candidatura, reduz o cacife do PSDB na formação de alianças.

Avaliação

O senador Paulo Bauer viajava de Joinville para Florianópolis quando foi inteirado da decisão do STF. Está ouvindo advogados e assessores para emitir nota oficial.

O presidente do diretório estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, encontra-se no Oeste catarinense. Seu celular estava permanentemente ocupado depois que a notícia da investigação foi divulgada. Ele tinha viagem de retorno somente no domingo.

Continua depois da publicidade

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

Denúncia contra Colombo é considerada grave por advogados e correligionários

Intervenção no PSD?