O cenário nebuloso e o horizonte aberto das candidaturas ao governo e ao Senado em Santa Catarina ficou ainda mais imprevisível com esta decisão do ministro Edson Fachin, do STF, autorizando abertura de inquérito contra o senador Paulo Bauer (PSDB) por suposto recebimento de R$ 11,5 milhões para a campanha política de 2014.

Continua depois da publicidade

Em pole position nas prévias de diferentes partidos e instituições, com o PSDB fortalecido pela nova estrutura, pela organização e pelo resultado das eleições de 2016, Paulo Bauer estava navegando em águas tranquilas, apontado sempre como o favorito. Estas condições ele acaba de perder com este grave fato novo de Brasília.

As razões, neste caso, são de ordem política. O inquérito começará somente agora, portanto, com tendência de atravessar toda a campanha. A cada novo fato, prejuízo político pela ação dos adversários.

Impossível ignorar, também, os danos que o tucanato já está acumulando no plano nacional. Afinal, Paulo Bauer é o lider do PSDB no Senado e um dos interlocutores privilegiados junto ao governo Temer. Trata-se, sem dúvida, de investigação com conteúdo impactante cujas consequências serão determinadas apenas pelo tempo e pelo desenrolar das investigações.

Paulo Bauer não é o primeiro senador investigado pelo Ministério Público Federal sobre caixa 2 ou uso não contabilizado de recursos para campanhas eleitorais. O problema é que a inclusão de seu nome abala ainda mais a já desgastada imagem da classe política e provoca no eleitorado um desânimo que não ajuda a construir pelo voto a tão sonhada democracia.

Continua depois da publicidade

Em campanha

Enquanto nos bastidores o esquema político de Raimundo Colombo trabalha para conquistar o comando estadual do PSD, o presidente Gelson Merisio continua roteiro de candidato ao governo. Esteve ontem na quinta reunião com dirigentes regionais dos partidos que formam sua coligação, em Criciúma. E hoje estará participando de sabatina regional com lideranças e jornalistas em Araranguá.

Curtas

* O centenário do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville será celebrado com sessão solene da Assembleia Legislativa no dia 27 de março, às 19h.

* Jornalista Cláudia de Conto exonerou-se da assessoria de imprensa da Fatma. Depois de sete anos no serviço público vai para a iniciativa privada.

* Novo secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, confirmou presença dia 14, às 18h, na Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Vai falar de seus projetos para reduzir a criminalidade.

Continua depois da publicidade

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

Denúncia contra Colombo é considerada grave por advogados e correligionários

Intervenção no PSD?