Após contrariar o setor agrícola com aumento do ICMS, o governador Moisés da Silva provocou reações também dos industriais e exportadores catarinenses. Dirigentes da Fiesc, que passaram vários dias no Oeste, contestaram a proposta do governador de reonerar os produtos exportados. O presidente Mario de Aguiar disparou: “A lei pode ser aprimorada e os estados precisam ter compensação da União. Mas reonerar exportações com um dos piores e mais complexos sistemas tributários do mundo seria um grave retrocesso.”
Continua depois da publicidade
Licenciamento
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, comemorou a decisão da Alesc de suspender o aumento do ICMS sobre defensivos agrícolas e outros produtos. Emitiu nota criticando a decisão do governo Moisés: “Em vez de aumentar impostos, precisamos de mais agilidade no IMA na liberação das licenças ambientais”. Há processos tramitando na ex-Fatma há mais de seis meses sem decisão, com prejuízos irrecuperáveis ao setor.
Energia

A Frente Parlamentar de Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas será instalada na próxima quarta-feira na Alesc. Será presidida pelo deputado Mauro de Naddal (D). Na ocasião, será realizado o Seminário de Políticas Públicas sobre Geração Hídrica, parceria da Associação dos Produtores de Energia de SC, presidida por Gerson Berti (E). Entre os especialistas, o secretário Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Hélvio Guerra.
Candidato
Será nesta sexta (9), às 10h, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, o ato de promoção de praças e oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares. Entre os promovidos, o comandante geral da Polícia Militar Rodoviária, José Evaldo Hoffmann Junior, que passará ao posto de coronel. É o nome favorito do governador Moisés da Silva para disputar a Prefeitura de Balneário Camboriú em 2020.
Continua depois da publicidade