O comando estadual do PSDB não examinará agora os efeitos da decisão do ministro Edison Fachin, do STF, autorizando a abertura de inquérito contra o senador Paulo Bauer para investigar as denúncias de recebimento de suposta propina de R$ 11,5 milhões da Hypermarcas para a campanha de 2014. O tema será levado à Executiva a partir de quarta-feira, após a visita do ex-governador Geraldo Alckmin.
Continua depois da publicidade
Decisão tomada pelo presidente tucano, deputado Marcos Vieira, depois de longa conversa com o senador Paulo Bauer, em São Lourenço do Oeste. Bauer se declarou tranquilo. Mas o estrago está feito, e o PSDB sofre desgaste com a decisão do Supremo Líderes não conseguem ver a manutenção da candidatura, com Bauer sangrando até a convenção e durante a campanha eleitoral.
Nos bastidores são oxigenadas especulações em torno de dois nomes: do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e do próprio deputado Marcos Vieira, por sua atuação na Capital e em todo o Oeste.
Se há no MDB e no PSDB um cenário de grande indefinição, no PSD a tendência é oposta. O lançamento hoje, em Chapecó, da candidatura do deputado Gelson Merisio, tende a tornar o projeto irreversível. Com o respaldo de nove partidos na coligação que vem construindo há meses só vai precisar de novos pontos nas pesquisas eleitorais.
O fato, inédito e sem precedentes, é que neste momento nenhum candidato tem registro garantido ao governo e senado em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade