Uma queda de braço inédita entre o governador do Estado e as entidades empresariais impediu a eleição da nova Diretoria do Sebrae em Santa Catarina. O Conselho Deliberativo já foi eleito. Será presidido pelo empresário Alaor Tissot, da Facisc, tendo como vice-presidente Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio.
Continua depois da publicidade
A eleição do novo presidente depende da obtenção de 8 votos entre os participantes do Conselho. Quando soube que o atual superintendente Carlos Guilherme Zigelli seria indicado para novo mandato, o governador Eduardo Pinho Moreira decidiu bancar a candidature do presidente da Federação das Associações de Micros e Pequenas Empresas de Santa Catarina-Fampesc, Alcides Andrade.
O candidato da Fiesc e outras entidades era o engenheiro e administrador Carlos Henrique Ramos Fonseca, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da Fiesc.
Realizada a eleição, nenhum dos três concorrentes obteve os oito votos. Alcides Andrade ficou com sete votos, Carlos Henrique Fonseca com quatro e Guilherme Zigelli com tres votos.
Uma nova eleição foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 22, já com novo cenário. O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, conversou com o governador Eduardo Pinho Moreira, que teria concordado com a eleição de Carlos Henrique Fonseca.
Continua depois da publicidade
A principal objeção apontada pelo governador sobre Guilherme Zigelli é de ordem partidária. Ele reconhece sua competência e seu qualificado trabalho, mas alega que o atual superintendente partidarizou a direção do Sebrae quando assumiu a campanha do deputado Gelson Merísio, do PSD, ao governo do Estado nas últimas eleições.