Homenagem prestada pela população do Vale do Itajaí, em Rio do Sul, aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na 2ª Guerra Mundial foi alvo de vandalismo. Uma placa fixada num belo portal recebeu pichação. O ato criminoso provocou imediata reação da população. No dia seguinte, um mutirão foi realizado e na terça a placa estava polida.

Continua depois da publicidade

 

Baleias

Comitê Executivo da Rota da Baleia-Franca encaminhou documento ao Instituto Chico Mendes cobrando o cumprimento de decisão da Justiça Federal de Laguna que autorizou o turismo de observação de baleia desde 2016. Até agora o ICMBio não autoriza o Tobe, desrespeitando sentença judicial federal. Alega que desde 2015 vem sendo executado projeto de capacitação, educação e sensibilização da população para a sustentabilidade do projeto. A negativa do ICMBio causa baixa taxa de ocupação hoteleira, desemprego e negativa econômica.

Assinam o documento os membros do comitê, os secretários de Turismo de Laguna, Imbituba e Garopaba e os integrantes dos conselhos municipais de Turismo destas cidades.

Continua depois da publicidade

 

Policiais Civis

Deputado Mauricio Eskudlark (PR) classificou de dramática a situação de 279 policiais civis que se aposentaram entre 2015 e 2017, por tempo de serviço e agora estão ameaçados de sofrer cortes nos proventos em até 50%. Isto porque o Iprev entrou com ação na Justiça questionando os valores da aposentadoria. 

Depois de decisão favorável no Tribunal de Justiça, agora vem condenação do STJ.  A Procuradoria do Estado admite que a aposentadoria seja anulada, que os inativos voltem ao trabalho e cumpram o novo tempo para recebimento do proventos integrais.

 

Infraestrutura

Dezenas de entidades públicas e privadas ligadas aos setores de transporte rodoviário, portuário e aéreo foram convidadas para a reunião desta terça, às 14h, na sede da Fiesc. Objetiva o lançamento do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. O colegiado será comandado pelo próprio presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, que há anos presida a Câmara de Transporte e Logística. 

 

Embriaguez

Motorista embriagado no Norte do Estado que atropelou e matou uma motociclista será recolhido à prisão. A decisão é do 2º Grupo de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, ao julgar recurso. Na primeira instância, o motorista respondeu à ação penal em liberdade, usando tornozeleira eletrônica, com recolhimento noturno. O desembargador Ernani Guetten de Almeida analisou o histórico do réu, com inúmeras infrações e rejeitou o recurso.

Continua depois da publicidade

Decisão elogiável. Motorista embriagado merece cadeia na hora.

 

Cooperativas

Comemora-se na quinta-feira o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Eventos ocorrerão em vários municípios de Santa Catarina. As 61 cooperativas de crédito existente no Estado reúnem hoje pelo menos 1,56 milhão, empregam 8,2 mil pessoas e movimentam no ano passado cerca de R$ 5,4 bilhões.

 

Curtas

Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresentará nesta quinta-feira, dia 18, às 20h, no Teatro Pedro Ivo Campos. Ingressos gratuitos na 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Mari Eleda, defendeu na reunião da Acij a implementação dos Centros de Conciliação para desafogar as instâncias judiciais.

Aprovado pela Assembleia Legislativa projeto do deputado Leonel Pavan que denomina Itajaí a Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Santa Catarina tem R$ 551,7 milhões em prejuízos com desastres naturais em 2016 e 2017