A seção catarinense do Grupo Mulheres do Brasil teve aprovada em São Paulo proposta de uso intensivo das redes sociais, a partir de domingo, pelo voto consciente nas eleições de outubro. Procurarão esclarecer sobre os prejuízos e consequências do voto em branco ou nulo.

Continua depois da publicidade

Estiveram no evento Annalisa Dal Zotto(D), do Mulheres do Brasil, e a advogada Ana Cristina Ferro Blasi (C), do movimento Mulheres na Política.

Condecoração

O Tribunal Superior do Trabalho conferiu ao catarinense Walter Orthmann, de Brusque, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Ele completou 80 anos de tempo de serviço prestado à mesma empresa e foi incluido no Guinness, o livro dos recordes. A concessão da comenda foi proposta pelo ministro Alexandre Ramos. A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, prestigiou o ato.

Lava-Jato

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador do grupo tarefa da Lava-Jato em Curitiba, estará em Santa Catarina na próxima semana. Na quinta-feira, 23 de agosto, proferirá a palestra de abertura do 35o Encontro do Ministério Público Estadual. Falará sobre “A Luta Contra a Corrupção e as Eleições de 2018”. O evento será encerrado no sábado com conferência do ministro Mauro Campbell, do STJ, sobre “Perspectivas de atualização da Lei de Improbidade”.

Inelegível

Advogado Vinicius Novaes Temoteo da Costa, de Camboriú, entrou com requerimento na Procuradoria Geral da República pedindo que sejam apuradas responsabilidades no Tribunal Superior Eleitoral sobre os motivos que impediram o TSE de declarar o ex-presidente Lula inelegível. Alega que, pela dupla condenação, está com os direitos politicos suspensos e, portanto, não pode sequer possuir título eleitoral, documento vital para o exercício da cidadania.

Continua depois da publicidade

O desespero

Homenageado por prefeitos, vereadores, familiares e amigos após o desembarque em Chapecó, o deputado federal João Rodrigues (PSD) se emocionou quando relatou o sofrimento da condenação e os seis meses em que ficou preso na Papuda, em Brasília. Agradeceu a solidariedade recebida e destacou o apoio da esposa, Fabiane, que definiu como “heroína”. Disse ter vivido no inferno, mas que se escudou na família e nas orações.

Abate cai

Levantamento do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura revela que houve redução de 6% no abate de aves no primeiro semestre de 2018, no comparativo com o mesmo período de 2017. A queda registrada em maio representou 100 milhões de cabeças abatidas a menos. O total nos seis primeiros meses do ano ficou em 2,5 bilhões de cabeças.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

Barroso é sorteado para relatar registro da candidatura de Lula

Eleições 2018: patrimônio dos 13 presidenciáveis soma R$ 833 milhões

Patrimônio dos candidatos ao governo de SC supera R$ 7,7 milhões