O governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) passou o fim de semana fazendo contatos telefônicos e pessoais, depois de várias reuniões com técnicos e autoridades do governo no Centro Administrativo ao longo da semana, incluindo o feriado de Finados. De acordo com assessores, seu cronograma está definido. Aprofundará ao máximo os estudos, levantamentos e obtenção de informações sobre a situação financeira do governo. Quer um diagnóstico completo para depois definir onde poderá cortar despesas, eliminar órgãos e otimizar os recursos públicos.

Continua depois da publicidade

Depois de cumpridas todas estas tarefas e aprovar o novo organograma, para envio do projeto de reforma administrativa à Assembleia Legislativa, é que começará a tratar da formação da equipe.

Moisés já manteve contatos telefônicos com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, segundo revelam colaboradores mais próximos. O deputado federal eleito Daniel Freitas também falou com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Com ele acertou uma reunião no Rio de Janeiro com o governador eleito, quando será apresentada a situação financeira do governo catarinense.

Nessa viagem ao Rio, o governador eleito falará pessoalmente com Bolsonaro. Entre as preocupações, o apoio que a União poderá dar ao Estado, diante de bombas financeiras que estão para estourar em 2019. E também o preenchimento de cargos nas estatais e órgãos federais instalados em Santa Catarina.

Convencimento dos colaboradores: o governo terá a mudança prometida na campanha. Pela primeira vez, haverá ruptura do sistema.

Continua depois da publicidade

TSE agradece

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina mereceu uma mensagem especial de gratidão da presidente do TSE, ministra Rosa Weber. A atuação dos magistrados, técnicos e servidores foi, mais uma vez, destaque da Justiça Eleitoral. O sistema de combate às fake news, criado aqui, foi adotado pelo TSE. No balanço, registraram-se 744 queixas de eleitores sobre as urnas no primeiro turno. E um único caso no segundo.

Curtas

*Será quarta-feira, em Brasília, a posse do defensor-público da União Gabriel Faria Oliveira, de Florianópolis, no cargo de defensor-geral da União. É formado em Direito pela UFSC.

*Acordos de cooperação entre o Imetro-SC serão assinados nesta segunda-feira com a Celesc, Univali e Detran, com objetivo de melhorar a segurança dos veículos destas instituições.