(Foto: Felipe Carneiro, DC)

Um balanço sobre as ações de segurança pública em Santa Catarina será feito nesta quarta-feira, às 14h30min, pelo governador Eduardo Moreira, secretário Alceu Oliveira Pinto Junior, com a presença das principais autoridades da Policia Militar,  Policia Civil, IGP e Bombeiros Militares. 

Continua depois da publicidade

Os últimos números revelam queda em praticamente todos os itens que tratam da segurança da população, como homicídios, assaltos. O clima geral vivido pela população aqui na Capital e nas principais cidades é de melhoria na segurança.

As blitz realizadas pela Policia Militar tem resultado em presença mais ostensivo do policiamento fardado com resultados positivos no combate à criminalidade e irregularidades de motoristas.

O sistema de inteligência também tem sido mais atuante e eficaz, de acordo com os relatos oficiais. E prova disso são as operações especiais de combate ao tráfico de drogas.

Continua depois da publicidade

A segurança publica tem, a rigor, dois problemas: o mais grave, apontado pelas autoridades, é a legislação penal desatualizada e condescendente com os criminosos, sejam eles de colarinho branco ou de outras práticas ilícitas. Se não houver mais rigor em relação aos menores envolvidos com atos criminosos e reincidentes, usados pela bandidagem, a situação não vai se alterar. O segundo, a guerra de grupos armados envolvidos com o tráfico.

Leia também:

Drones monitoram rodovias em SC? É fake!

Justiça desapropria última área necessária para obra da Ponte Hercílio Luz

Apreensão de cigarros contrabandeados em SC chega a R$ 60 milhões