O governador interino, desembargador Rodrigo Collaço, estará hoje às 10h no Tribunal de Justiça para assinar o ato que sanciona o projeto de lei que cria 462 cargos no Judiciário, com previsão de preenchimento em um para cada juiz das varas existentes no Estado. A proposta é uma das prioridades de sua gestão e objetiva agilizar o julgamento dos processos, em virtude do vertiginoso aumento da demanda judicial no Estado.
Continua depois da publicidade
Veja também: Presidente do TJ-SC assume o governo do Estado
TJ-SC investirá em sistema para controlar produtividade dos juízes
Continua depois da publicidade
Celos na Justiça
Ação civil pública contra a Celesc e ex-dirigentes, conselheiros, gestores da Fundação Celos de Seguridade Social foi impetrada na 3ª Vara da Justiça Federal de Florianópolis pelo Instituto Nosso Brasil (Inbras). Pretende responsabilizá-los pelos prejuízos da Celos nas gestões anteriores à atual, além de indenização de R$ 960 milhões, o valor total do rombo dos últimos anos. A ação é patrocinada pela advogada Márcia Maes.
O protesto
Presidente da Facisc, Jonny Zulauf, emitiu nota de protesto contra os gastos da Assembleia Legislativa, o terceiro maior do Brasil, segundo o Conselho Regional de Contabilidade. Pediu cortes, enxugamento e nova gestão. Enfatizou: “Não podemos e não devemos nos calar. Devemos reagir, exigindo uma ampla reforma estrutural na gestão pública, onde a principal missão é o voto responsável e a renovação nas eleições de 2018”.
Chapa pura
O PSDB está trabalhando concretamente com a ideia de chapa pura para as eleições de Santa Catarina. Teria Paulo Bauer (Norte) ao governo com a deputada Geovânia de Sá (Sul) de vice; Marcos Vieira (Capital e Oeste) e Napoleão Bernardes (Vale do Itajaí) ao Senado. Na convenção de domingo, o PSDB selará a chapa, se não tiver adesões, com ata fechada.
Gestão
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú realiza hoje e amanhã o 7º Encontro Empresarial, tendo como tema “O futuro da gestão”. O evento começa hoje às 19h com homenagem aos empresários Júlio Tedesco, empreendedor visionário que implantou o Teleférico Unipraias, e Marina Tedesco; e Moacir Werner, da Camvel, pioneiro no comércio de veículos no maior balneário do Sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
Imprensa
Os 188 anos de fundação da imprensa catarinense serão celebrados este ano com três eventos. Na quinta-feira, às 10h, haverá ato na Praça Jerônimo Coelho, em Laguna, em homenagem ao fundador. Ao meio-dia, durante jantar, farei palestra sobre “Cenários Políticos”, a convite do diretor Márcio Carneiro e colegas do Sul. Na quinta-feira, às 11h, a tradicional solenidade na Praça XV de Novembro, reunindo ACI, Lojas Maçônicas e autoridades do Exército.
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Veja também as publicações de Estela Benetti e Ânderson Silva