Principal adversário do PMDB e do governador Eduardo Pinho Moreira neste início de campanha eleitoral, o deputado Gelson Merisio, pré-candidato ao governo pelo PSD, vai propor cortes radicais visando o enxugamento da máquina pública estadual.

Continua depois da publicidade

A versão preliminar de seu Plano de Governo, denominado Plano de Reorganização Administrativa, prevê a extinção de todas as Secretarias Regionais e a redução para apenas dez as Secretarias Centrais. 

Fazendo um contraponto à decisão de Moreira de exonerar 319 cargos comissionados (189 no início do ano e mais 180 esta semana), o presidente estadual do PSD quer a extinção de 1,2 mil dos atuais 2,4 mil cargos comissionados.

Os estudos já realizados fixarão diretriz ainda mais rigorosa para restringir a presença de comissionados externos. Dos 1.460 titulares destes cargos, que podem ser nomeados fora dos quadros funcionais, haverá redução para apenas 200. O objetivo é valorizar as carreiras.

Prioridade absoluta no plano terá o setor de segurança pública. Gelson Merisio explicita: “Todos os esforços serão para geração de caixa visando investimentos em segurança pública. Em segundo lugar, virão atenções especiais para o setor saúde. E terceiro, destinação de recursos para a área social”.

Continua depois da publicidade

O Plano de Reorganização vem sendo estudado há mais de um ano por 10 grupos de trabalho indicados pela direção do PSD.

 

Leia também: Agrava-se a crise PSD-PMDB em Santa Catarina

 

Internet

Entre os 5 milhões de eleitores existentes em Santa Catarina, 80% usam a rede internet atualmente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Mapa.  Dado considerado relevante que pode fazer a diferença na campanha política deste ano no Estado.  O mesmo levantamento mostrou que os líderes na corrida ao governo estão distantes do marketing digital.

 

Recordista

Certificado do Guinness World Records foi entregue em Brasilia ao catarinense Whalter Orthmann, que completou no inicio do ano 80 anos de carteira assinada na Renaux de Brusque.  Parlamentares e políticos de Santa Catarina e familiares do homenageado estiveram presentes.

 

Curtas

* Ex-governador Raimundo Colombo (PSD) visitou ontem o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PSB).

Continua depois da publicidade

*Portadores de notas de reais com carimbo “Lula Livre” praticam crimes e estão sujeitos ao Código Penal, alertou em nota oficial o Banco Central.

*A Secretaria da Educação de Joinville inaugura hoje, as 15h, o Laboratório Criativo de Robótica da Glória. 

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira