O prefeito Gean Loureiro surpreendeu positivamente nestes quarto dias seguintes a um dos maiores temporais que atingiram a Ilha de Santa Catarina. Arregaçou as mangas, convocou todos os servidores da Prefeitura, suspendeu férias dos liberados, mobilizou a Comcap, acionou as lideranças políticas, assinou decreto de emergência para capitalizar recursos federais e estaduais, reuniu-se com as maiores autoridades da Defesa Civil, visitou pessoalmente as áreas mais frágeis dos morros, vistoriou os serviços já executados de recuperação.

Continua depois da publicidade

Enfim, mobilizou-se e motivou diversas frentes, de forma simultânea e inédita para reduzir os prejuízos pessoais e materiais de milhares de famílias atingidas pelas violentas chuvas de quinta-feira passada.

Falta muito, ainda, para restabelecer a normalidade desta nossa querida cidade de Florianópolis. Mas ver o prefeito desdobrando-se para amenizar o sofrimento de seus munícipes em atitudes múltiplas de solidariedade e altruísmo e tentar recuperar o que foi perdido da beleza da Ilha, já é um conforto para comunidades e turistas que tem criticado – e com toda razão, em muitos casos – os políticos e as autoridades.

Não acompanhei o prefeito, mas tive depoimentos que entusiasmam a cidadania florianopolitana. Testemunhas relataram que Gean Loureiro fez tudo por amor à terra e à sua gente, acordou de madrugada nestes quadro dias e dormiu sempre depois da meia noite. E apesar dos desafios enormes que encontrou em todos os pontos da cidade não esmoreceu. Ao contrário, em cada lar destruído, em cada rosto choroso, em cada fala de pesar pelo ocorrido, encontrou energias para avançar nas ações e motivar o batalhão de servidores, da turma da Comcap e de voluntários excepcionais que se juntaram à esta causa elogiável.

Enviou-me fotos e algumas informações. No fim deste domingo, fez um relato que transcrevo para conhecimento público. 

Continua depois da publicidade

O reconhecimento da comunidade, que registro feliz nas redes sociais aqui de meu Facebook e no DC online da NSC Comunicação, representa uma aprovação justa e merecida por quem se revelou um gigante diante de uma adversidade inesperada da natureza que nos tem sido tão generosa.

Mantenhamos todos fiscalização implacável sobre nossos representantes, em todos os níveis. Mas quando eles acertam, quando agem em defesa da população e de suas comunidades, nada melhor do que enaltecer todo esforço realizado, pelo indispensável reconhecimento.

O relatório

Confira o relato do prefeito:

O balanço das ações desde a chuva é de muito trabalho por todos da Prefeitura. Mais de 500 funcionários da Comcap e mais uns 600 operacionais além das centenas de voluntários espalhados por todos os bairros da cidade. Mais de 100 máquinas pesadas e mais de uma dezena de caminhões hidro jato, 1.000m3 de boca corrida. 250 toneladas de asfalto com intervenção em mais de 80 ruas até o momento. Limpeza da orla e recuperação de trapiches e acessos das principais praias praticamente concluída. Amanhã faremos Ponta das Canas e Praia Brava. Retomando pintura de pontes, viadutos e melhorando a sinalização. Apoio de diversas empresas na recuperação. Amanhã amplia as atividades.

Retiramos 350 toneladas de lixo pesado nos bairros atingidos e devemos chegar a 500 toneladas. Quanto às família atingidas, nenhuma mais está dormindo nos abrigos, mas todas precisando de apoio. Foram distribuídos sob coordenação da minha esposa Cíntia, através da Assistência Social, Defesa Civil e Rede Somar 500 colchões e 700 kits de limpeza, higiene e alimentação. Todas as doações entregues temos voluntários que visitam para confirmar a veracidade da necessidade. E muita coisa doada num verdadeiro espírito de solidariedade.

Continua depois da publicidade

Reunião de hoje à noite com Quaresma, do Deinfra, definindo melhorias na SC-404 especialmente subida do Morro da Lagoa, 401 e 406.

Amanhã começo cedo novamente acompanhando no Monte Verde, Ratones e Papaquara pela manhã. À tarde, iniciando as super estruturas para recuperação nas áreas mais atingidas como o Quilombo que vou visitar 14:30. E toda a equipe de prontidão pra continuar o trabalho.”

Acompanhe outras publicações de Moacir Pereira