Dois líderes estaduais dos principais partidos de Santa Catarina cancelaram filiação adotando a mesma estratégia política. Formalizaram a saída sem alardes, de uma forma light, procurando evitar ruídos nas siglas e manter a liderança entre os correligionários. Irão ambos em busca de novos contingentes eleitorais nas futuras agremiações, mas agem com cautela para não perder os seguidores atuais.
Continua depois da publicidade
Outra coincidência: ambos deixam suas siglas por discordâncias com os Diretórios Nacionais. Merisio, porque não teria nada a ganhar continuando no comando, com manobras políticas do presidente Gilberto Kassab, ação respaldada por Jorge Bornhausen e Raimundo Colombo.
O mesmo trio que ensaiou intervenção em 2018 para montar projeto de outro candidato ao governo, em fórmula diferenciada de coligação. Gean, porque sofria já prejuízos com o profundo desgaste do MDB, causado pelo envolvimento de suas lideranças nacionais em escândalos de corrupção. O último capítulo foram as prisões de Michel Temer.
Os dois líderes saem também antes das convenções estaduais, embora por razões distintas. Merisio porque não se dispunha a disputar a reeleição contra a direção nacional; Gean Loureiro para evitar que na próxima semana, após a convenção do MDB, fosse acusado de ser contra ou a favor do vitorioso, na disputa entre Dário Berger e Celso Maldaner.
Finalmente, outra sincronia: Merisio e Gean ficam sem partido até o final do ano. Avaliarão os cenários e depois decidem sobre a nova sigla.
Continua depois da publicidade
Projetos para Florianópolis
Prefeito Gean Loureiro formalizou cancelamento de sua filiação no MDB e já batalha na execução de novos projetos. Nesta terça-feira (28), visitando o Centro de Atenção à Saúde Animal. Já tem recursos para revitalizar 168 praças, a primeira das quais começa nesta quarta (29) nos Ingleses com área de 14 mil m². As obras de engordamento da praia de Canasvieiras podem começar em agosto. A licitação está em andamento com cinco propostas. Vai lançar licitação do projeto da ponte da Lagoa da Conceição, ligando a ponta do Pitoco a avenida das Rendeiras. E começar o “Alô Doutor”, que objetiva zerar as filas para atendimento medico na Capital.
Leia também: "Deixo o MDB e foco na Prefeitura", diz Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis