O futuro Ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, deputado Onyx Lorenzoni, visitou o deputado federal Rogério Mendonça (Peninha), que se recupera de acidente em seu apartamento, trabalhando em Brasília.
Continua depois da publicidade
Durante a longa conversa trataram do projeto do desarmamento, que ficou para 2019, com emendas; da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; e de articulação na bancada do MDB, que terá apenas 34 parlamentares. O único ligado a Bolsonaro é Peninha.
Confira outras notas da coluna de Moacir Pereira:
Insegurança Jurídica
Empresas do setor atacadista de autopeças instaladas em Santa Catarina com incentivos dados pelo governo poderão se transferir para outros Estados. O decreto 1.711, assinado pelo governador Eduardo Moreira, muda as regras vigentes e exige o recolhimento integral do ICMS até o dia 31 de dezembro, do estoque de peças existentes nessas organizações. Denúncia “contra a insegurança jurídica” foi feita pelo deputado Miltom Hobus (PSD). O líder Valdir Cobalchini (MDB) falou com o secretário Paulo Eli, que prometeu estudar a revogação do ato.
Continua depois da publicidade
O protesto
Do ex-reitor Ernani Bayer sobre a proposta da Comissão da “Verdade” da UFSC de suprimir o nome do fundador e professor João Ferreira Lima do campus: “Não é possível ver tanta injustiça para ferir um homem que dedicou sua vida à educação, em especial à criação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quando pessoas sem conhecimento e sem capacidade se arvoram no direito de julgar fatos, é dever de todos nós lavrar veemente protesto, em nome dos que não podem mais fazê-lo. O reitor Ferreira Lima selecionou um qualificado grupo de jovens para construir uma das melhores universidades do Brasil.”
Saúde?
Documento firmado pelo promotor de Justiça Thiago Carriço de Oliveira sobre redução do orçamento da prefeitura de Florianópolis em saúde revela dados contundentes. A Capital é a que menos aplica recursos próprios em saúde. São apenas 18,64%, contra 40,90% da Prefeitura de Joinville, 29,59% de Chapecó, 28,14% de Criciúma. O promotor aponta deficit de 20% nas verbas para o programa Saúde da Família.
Candidatos
Pré-candidato à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Valdir Cobalchini reuniu para um jantar os atuais e os novos deputados estaduais do MDB. Tinha convidado, também, o governador Eduardo Moreira, que deseja retornar à presidência do diretório estadual. O MDB tem três nomes à Assembleia: Valdir Cobalchini, Moacir Sopelsa e Mauro de Naddal.