O deputado federal Esperidião Amin apresenta-se neste sábado (28) na convenção estadual do PP como candidato a governador. Anunciará que seu vice é o deputado federal João Paulo Kleinübing, do Democratas. As duas vagas ao Senado ficarão abertas para negociações.

Continua depois da publicidade

O comunicado de que o acordo do PP com o PSD, firmado em 21 de agosto do ano passado, estava rompido, foi formalizado por Amin, em visita ao gabinete de Merisio na Assembleia Legislativa. Os dois políticos estiveram reunidos durante mais de seis horas na quinta-feira, quando o ex-governador apelou a Merisio para ser seu vice. O presidente do PSD alegou que não tinha condições de aceitar, porque tinha compromisso com outros 11 partidos.

Desfeita a aliança, veio o segundo capítulo, com Esperidião Amin e João Paulo Kleinübing reunindo-se na sede do PP em Florianópolis com o presidente Silvio Dreveck, deputados e lideranças. Ali, os dois avisaram que tinham selado um acordo politico, com Amin saindo candidato a governador e Kleinübing de vice.

Como as duas vagas ao Senado permanecerão abertas, não faltaram leituras sobre a estratégia adotada pela dupla aliada. A primeira, admitida por Kleinübing, que Merisio poderia reavaliar a decisão de não ser vice até a convenção do PP neste sábado. Neste caso, Kleinübing abriria mão da vice para Merisio e concorreria ao Senado. A segunda, mais densa, seria coligação com o PSDB.

Duas vagas já foram oferecidas aos tucanos pelo MDB de Mauro Mariani. O PSDB pode fechar com Amin se tiver a vice e duas vagas do Senado. Sonho dourado de Geraldo Alckmin, Jorge Bornhausen e Raimundo Colombo, acalentado há muitos meses.

Continua depois da publicidade

 

Bauer decidido

PSDB anuncia a presença de 800 delegados e mais de 2 mil filiados na convenção estadual deste domingo na Expoville, em Joinville. Voltou a ratificar, em nota, as candidaturas do senador Paulo Bauer ao governo, com Napoleão Bernardes ao senado. Vai homologar, também, as chapas à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. O deputado Leonel Pavan foi convidado para ser vice de Bauer.

 

Preparatória

O presidente do PSDB, Marcos Vieira, anunciou uma reunião preparatória com todos os candidatos no sábado, às 16h,  na Expoville. Haverá palestras sobre aspectos jurídicos da eleição, sobre o marketing da campanha e análise sobre o cenário eleitoral. Os tucanos prometem muito barulho na base eleitoral de Paulo Bauer.

 

Curtas

* PPS marcou sua convenção para o dia 5 de agosto, na Assembleia. Deverá homologar Carmem Zanoto como vice de Mauro Mariani (MDB).

* Presidente do Partido Verde, Fábio Botelho, anunciando adesão ao projeto de Esperidião Amin. O PV se coliga, assim, com o PP e o DEM. Quer uma vaga ao Senado.

Continua depois da publicidade

* Lucas Esmeraldino, do PSL, pode ser o segundo candidato a senador na chapa de Gelson Merisio. O primeiro é Raimundo Colombo.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja mais sobre as eleições em SC: 

PSDB confirma Paulo Bauer ao governo e Napoleão Bernardes ao Senado

João Paulo Kleinübing será vice de Esperidião Amin na disputa ao governo de SC

​​Petista Ideli Salvatti deve entrar na disputa pelo Senado