A Federação das Indústrias será convidada a participar do grupo de trabalho criado no governo para analisar os incentivos fiscais concedidos às empresas instaladas no Estado. Foi o que garantiu o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) durante encontro de duas horas com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, diretores e técnicos da federação.
Continua depois da publicidade
Durante a reunião, Aguiar reiterou pedido de revogação dos Decretos 1.860 e 1.867, assinados pelo ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), que reajustam as alíquotas do ICMS para vários produtos, incluindo os da cesta básica.
Entregou outro documento de três federações de trabalhadores, também apelando pela revogação dos dois decretos.
Teto de gastos
Secretaria do Tesouro Nacional notificou o governo estadual sobre descumprimento de acordo firmado na rolagem da dívida sobre teto de gastos. Este acordo, oficializado pela Lei 9.496, de 1997, garantiu ao governo 20 anos a mais no pagamento da dívida pública. De acordo com técnicos, extrapolando o teto de gasto, o Tesouro terá que pagar, todos os meses, R$ 40 milhões a mais ao governo federal.
Perda
Diretoria da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu nota de pesar pelo falecimento do médico veterinário Hamilton Farias, cremado quinta-feira (31) em Palhoça. Um profissional dos mais qualificados que exerceu cargos destacados no Ministério da Agricultura e na Secretaria Estadual da Agricultura. Foi o presidente da Cidasc em 2006 e 2007.
Continua depois da publicidade
Sanidade
O ex-secretário da Agricultura, deputado Moacir Sopelsa (MDB), manifestou seu profundo pesar pelo falecimento do medico veterinário Hamilton Farias. Fez questão de destacar o papel fundamental que ele exerceu na política de sanidade animal em Santa Catarina e as conquistas das empresas catarinenses de mercados internacionais de aves e suínos, justamente pelas certificações.
Arquidiocese
O delegado-geral de Polícia Civil, Paulo Koerich, vem realizando um inédito trabalho de aproximação com as instituições públicas, comunitárias e religiosas do Estado. Esteve com o arcebispo metropolitano, Dom Wilson Jönck. O delegado-geral lembrou que tem familiares que integram a Ordem Franciscana e a Divina Providência, congregações que continuam prestando relevantes serviços educacionais e assistenciais aos catarinenses.
Curtas
*Prefeitura lança nesta sexta o projeto “Agiliza Campos Novos”, destinado a garantir atendimento da população de todos os serviços em um único local.
*Tenente Pedro Aihara, com apenas 25 anos, consagrou-se como um profissional competente, sereno e objetivo, como porta-voz dos Bombeiros na tragédia de Brumadinho (MG). Uma revelação.
Continua depois da publicidade