A Fábrica de Papel Tedesco, de Caçador, acaba de receber certificação do grupo alemão Windmöller & Hölscher, como maior produtor mundial da sacos de cimento. Em duas máquinas daquela indústria germânica, a Tedesco produziu 255 milhões de sacos de 50 kg e 269 milhões em 2017, respectivamente.

Continua depois da publicidade

ABDI anuncia investimento de R$ 10 milhões em centro de defesa contra ataques cibernéticos

O presidente Júlio Tedesco, na foto com as certificações internacionais, anunciou a terceira máquina operando em Caçador. Eleva a produção para 360 milhões de sacos de cimento por ano.

 

Acordo

Depois de entendimentos entre Eduardo Pinho Moreira, Carlos Moisés da Silva e os líderes das federações empresariais houve acordo sobre a eleição da nova diretoria do Sebrae de Santa Catarina, marcada para hoje, às 10h. Há consenso em torno do nome do engenheiro Carlos Henrique Ramos da Fonseca para o cargo de superintendenestadual, com Miguel Ximenes (MDB) como diretor financeiro e administrativo e o presidente da Acif, Luciano Pinheiro, na diretoria técnica.

Continua depois da publicidade

 

Dois vetos

O governador eleito Carlos Moisés da Silva foi ouvido nos últimos dias sobre duas questões políticas de repercussão. Vetou o projeto da licitação do transporte coletivo integrado na Grande Florianópolis, que estava na Assembleia e foi retirado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. E vetou a recondução de Guilherme Zigelli na superintendência do Sebrae. Alegação: trabalhou pelo adversário Gelson Merisio, do PSD.

 

Despedida

Juíza Luisa Hickel Gamba se despediu na quarta-feira do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Completou o mandato, realizou um trabalho de alto nível durante as eleições, como destacou o presidente do TRE, desembargador Ricardo Roesler. Culta, inteligente e atenciosa com os magistrados, servidores e advogados.

 

Celebração

Profissionais de comunicação e convidados especiais prestigiaram o Pautas e Panelas da Associação Catarinense de Imprensa, comemorando os 20 anos de funcionamento da Fábrica de Comunicação. A empresa foi fundada pelo falecido jornalista Roger Bittencourt e tem hoje no comando a jornalista Karin Verzbickas. O presidente da ACI, Ademir Armon, falou do crescimento da empresa num período de crise.

 

Jabutis

Alegações do Centro Administrativo para retirar o projeto que abria licitação para o transporte coletivo integrado da Grande Florianópolis mencionam a hipótese de direcionamento. Os que defendiam o projeto de lei indagaram por que a Assembleia Legislativa não aprovou uma emenda para tirar os jabutis da árvore. A explicação dada: emendas neste sentido anulariam o objeto principal do projeto governamental.

Continua depois da publicidade

 

A reforma

Estudiosos da matéria indicam que a reforma administrativa mais estudada nas últimas décadas em Santa Catarina aconteceu no governo Kleinübing, em 1991. E, apesar de sua indiscutível qualidade, rende até hoje ações em grau de recurso no Supremo Tribunal Federal. A equipe do novo governo que coloque as barbas de molho. O secretário Milton Martini já alertou para os riscos de judicialização, sugerindo assessoria direta da Procuradoria Geral do Estado nas mudanças.

 

Trabalhista

Um levantamento do Tribunal Superior do Trabalho revelou os efeitos positivos da reforma trabalhista, decorrido o primeiro ano de sua aprovação. O número de processos na Justiça do Trabalho, no período entre janeiro e setembro, caiu de 2.013.241 em 2017 para 1.287.208 este ano. E tem deputado e líder sindical criticando a reforma.

 

Curtas

*Secretaria da Fazenda alerta: prazo para pagamento das empresas em débito com o Estado, dentro do Prefis, termina dia 30 de novembro.

*Bandas de música do Exército, da Polícia Militar, da Base Aérea e da Marinha farão desfiles nesta quinta, a partir das 20h, nas ruas centrais da Capital. Homenageiam o Dia do Músico.

Continua depois da publicidade

*Escritório de advocacia Menezes Neibuhr está entre os 50 maiores do Brasil, segundo pesquisa da Análise Advocacia 500, maior levantamento nacional do mercado jurídico.

 

Leia também:

Futuro da mobilidade urbana da Grande Florianópolis está em xeque