A tradicional fábrica Budweiser Budvar, da República Checa, produz 6 milhões de litros de cerveja por dia e marca presença hoje em 80 países, incluindo o Brasil na América Latina. A empresa é 100% estatal, mantém em funcionamento constante 10 gigantescos tanques de fermentação e um complexo industrial na cidade de Ceské Budejovice.
Continua depois da publicidade
Estas informações foram dadas por um diretor da estatal aos integrantes da delegação da Fecomércio que esta semana realiza visita à República Checa, a convite oficial do governo.
Entre os fatores que deram renome mundial a cerveja Budweiser Budvar foram ressaltados: qualidade da água, captada no mesmo local da fábrica em um poço a 300 metros de profundidade. A água é tão boa que não precisa de tratamento, com muito pouco nitrogênio. O malte é próprio. O lúpulo também é plantado pela organização.
Ao lado foi inaugurado um moderno depósito com capacidade para 20 mil pallets, que recebe latas e garrafas de forma totalmente automatizada.
A fábrica atual tem capacidade para produzir 40 mil garrafas de cerveja por hora. Uma nova, a ser inaugurada em breve, produzirá 50 mil garrafas. Tudo automatizado.
Continua depois da publicidade
A empresa tem 600 funcionários e seu lucro anual é de 20 milhões de dólares. Os catarinenses percorreram o parque industrial, incluindo as máquinas que fazem a limpeza dos vasilhames vazios e todo o processo de engarrafamento, rotulagem, empacotamento e distribuição, tudo automatizado.
Ao final da visita foram dadas informações sobre a polêmica disputa judicial entre Americanos e checos em torno da marca. Os Estados Unidos podem produzir e vender a marca Budweiser, enquanto os checos foram autorizados a fabricar e comercializar a marca Budweiser Budvar.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para participar do Grupo de Blumenau nos desfiles da 35ª Oktoberfest