Situada no térreo do Centro Administrativo, junto ao elevador que conduz ao gabinete do governador, no Ático, a galeria dos ex-governadores poderá ser visitada a partir deste fim de ano. Casildo Maldaner, do MDB, único dos homenageados presente, disse que este ano seu partido perdeu a eleição, mas ele venceu a batalha contra um câncer. A galeria tem pinturas e fotos dos políticos que comandaram o Estado.

Continua depois da publicidade

Acúmulo

O projeto de lei do deputado Kennedy Nunes (PSD), aprovado pela Assembleia Legislativa, que veda acúmulo de vencimentos dos servidores civis e militares inativos que forem nomeados para outros cargos, não foi examinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. De acordo com o Centro Administrativo, a matéria não foi enviada ao Executivo pela Assembleia. Ficará para a decisão do coronel Moisés da Silva.

Segurança

O cronograma do governo de transição prevê a posse do novo governador no dia 1o e a nomeação dos secretários de Estado no dia 2 de janeiro. Na área da segurança pública, a novidade virá com a criação de um colegiado. Moisés da Silva deverá assinar um decreto criando o Colegiado Superior de Segurança, integrado pelos comandantes da PM e Bombeiros, delegado-geral de Polícia e diretor do IGP.  Neste novo formato, o coronel Araújo Gomes acumulará o Comando Geral da PM, o cargo de secretário de Segurança e a coordenação do colegiado.

Contas Eleitorais

Os técnicos e juízes do Tribunal Regional Eleitoral examinaram nos dois últimos meses um total de 64 processos de prestação de contas das eleições dos 64 diplomados. Além da análise dos documentos contábeis, houve cruzamento de dados com a Receita Federal e o Coaf. A equipe técnica terá agora 760 processos dos suplentes e não eleitos para submeter ao Pleno do TRE-SC.

Jato colorido

O empresário Luciano Hang, da Havan, recebeu convite especial do presidente Jair Bolsonaro para participar de todos os atos da posse, em Brasília, no dia 1o de janeiro. O dono da Havan viaja no dia 31 de dezembro com seu avião plotado de verde e amarelo denominado “Brasil Jet” e ficará posicionado em local estratégico na Capital federal.

Continua depois da publicidade

– Vou apoiar o novo presidente em todas as mudanças que ajudem o Brasil a crescer – declarou.

Criminalidade

Outra estatística reveladora sobre a redução da violência no interior de Santa Catarina vem de Orleans, no Sul catarinense. No comparativo com 2017, este ano houve queda de 300% no número de crimes de roubo e de 30% de furtos, com número elevado de prisões em flagrante de caráter preventivo. De acordo com o delegado Ulisses Gabriel, é resultado de um trabalho de integração entre as polícias e o Ministério Público, e ação dos promotores Fernando Ramos, Marcelo Silva e Lirio Hoffmann.

Garças

Espetáculo ecológico registra-se todas as manhã na calçada da área verde na Ponta do Coral, na Beira-Mar Norte. Quando o pescador Justino de Castro encosta seu Fiat Palio preto, lindas garças adultas e seus filhotes começam a se aproximar em voos rasantes e perfeitas aterrissagens sobre o veículo. Nascido em Imaruí, seu Justino tem um rancho de canoa no local e todos os dias alimenta os pássaros. Ele é aposentado da Celesc.

 

Alemães

“Aqui descansam em Deus”, é o titulo do livro do jornalista Nei Manique e da empresária Arse Griebeler, que está sendo lançado no Sul catarinense na virada do ano. A obra é resultado de pesquisa sobre os imigrantes alemães que se fixaram na região de Criciúma a partir de 1890. Traz entrevistas com mais de 10 descendentes que depois migraram para outros municípios do Estado.