A Executiva Estadual do MDB deu procuração do deputado Mauro Mariani para negociar alianças com outros partidos políticos, visando a formação da chapas majoritárias ao governo e Senado.

Continua depois da publicidade

O partido está disposto a oferecer a vaga de vice-governador e as duas ao Senado.

Neste momento, as conversações estão avançadas com o deputado federal Jorginho Melo, presidente do PR, que tem a disposição de concorrer ao Senado. Mas ele não aceitar que a segunda vaga seja destinada a um nome do MDB.  

O partido menciona, também, a hipótese de entendimentos com o PPS e com o Democratas. Com o DEM é mais difícil, diante da candidatura já posta do deputado João Paulo Kleinubing, que está mais próximo do PP progressista.

O deputado Mauro Mariani terá outra dificuldade. O MDB já tem dois candidatos lançados ao Senado: o ex-governador Paulo Afonso Vieira e o deputado federal Valdir Colato.

Continua depois da publicidade

No fim de semana, em Chapecó, durante o lançamento da candidatura de Henrique Meirelles a presidência da República, faixas e cartazes apoiavam Colato ao Senado.

A decisão de Paulo Afonso é mais forte. O ex-governador já protocolou a inscrição de sua candidatura e vem reiterando que vai disputar a vaga na Convenção Estadual.  Comunicou que a decisão é irreversível a lideranças do MDB e de outras legendas cogitadas para coligações.

Em 2014, Paulo Afonso tentou a candidatura e recebeu 40% dos votos. Uma decisão que limita as negociações de Mauro Mariani.

Denúncia expõe atuação de facção paulista em SC

Análises políticas de Upiara Boschi