Os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura da República Checa montaram um roteiro especial para os 15 empresários catarinenses que participam da missão da Fecomércio. Depois do Encontro de Negócios, aberto com saudação da vice-ministra Vieira Sediva, houve histórica e didática visita à mais antiga cervejaria do país, que começou no ano 993 d.C. no Mosteiro dos Beneditinos, em Praga. Ali, em instalações físicas preservadas há mais de mil anos, os empresários visitaram um pequeno museu com utensílios e equipamentos antigos, além de um documento do Papa Inocêncio IV.
Continua depois da publicidade
Cumpriram depois agenda no interior do país. Foram até a famosa área de Zatec, a 80 km de Praga, visitar a maior produtora de lúpulos da República Checa e a terceira maior do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e Alemanha. Tem uma tradição superior a mil anos. Várias plantações foram percorridas pelos catarinenses, para conhecimento dos vários tipos da planta, fundamental na qualidade das cervejas, e que definem se ele será mais amarga ou mais aromática. Há mais de 50 anos que o produto granulado é vendido no Brasil.
Todo o produto é industrializado na sede da Bohemia Hop, a principal cooperativa de lúpulos do país. O governo checo está realizando negociações para obter um acordo entre a União Europeia e o Mercosul, visando a venda do produto com certificação internacional de origem.
A qualidade é garantida desde o século XIV, quando o rei Carlos IV, o mesmo da famosa ponte do Castelo de Praga, proibiu a venda da planta fora do pais, aplicando a pena de morte.
Toda a programação vem sendo ciceroneada pelo diplomata checo André Kasina, que já trabalhou na representação diplomática na década de 1990 e que no dia 24 de setembro vai assumir a Chefia do Departamento de Assuntos Econômicos da Embaixada Checa em Brasilia, e por um diretor do Ministério da Agricultura.
Continua depois da publicidade
A missão empresarial estará nesta quarta-feira (12) na histórica cidade de Pilsen, onde surgiu a cerveja Pilsener às instalações da fábrica de cervejas Pilsener Urqueil. Pilsen foi capital da cultura européia em 2015.
Veja também: