As votações desta semana revelaram uma clara tendência na Assembleia Legislativa, rachada entre a bancada do MDB e o bloco de oposição, liderado pelo PSD e PP. O próprio líder Valdir Cobalchini (MDB), acusou esta situação divisionista entre pró e contra a gestão Eduardo Pinho Moreira, dizendo que o cenário continuará até as eleições.

Continua depois da publicidade

No centro deste novo embate está o PSDB, o noivo do ano na composição das alianças. Na principal decisão política do Legislativo, a bancada dividiu-se entre o voto favorável a Eduardo Pinho Moreira, na votação da MP 220, dado pelo presidente tucano Marcos Vieira, e os que ficaram contra, como os deputados Leonel Pavan, Vicente Caropreso e Serafim Venzon.

Foram consideradas equivocadas as leituras de que essa cisão revelaria tendência de coligações com o MDB nas eleições deste ano. Marcos Vieira garante que deu voto por convencimento e seus colegas estariam descontentes com o Centro Administrativo. Caropreso e Venzon, porque sequer foram chamados pelo governador. Pavan reagiu daquela forma porque assessores da secretaria que ocupava foram demitidos após sua saída. 

As conversações sobre composição entre líderes do MDB e do PSDB para as eleições têm sido frequentes. Esbarram, contudo, na chamada “emedebização” do governo. Os tucanos dizem que as exonerações de seus colaboradores afastam o PSDB da aliança. Há reclamações também dos prefeitos do MDB, a começar por Gean Loureiro, que também não tratam bem os tucanos.

O cenário estadual continua mais nebuloso que o nacional. E estes fatos novos só ajudam a tornar o cenário ainda mais opaco.

Continua depois da publicidade

Veja: A clara divisão na Alesc

O inquérito contra Bauer

 

Divisão

Lideranças e parlamentares do PSD do Sul catarinense não estarão no lançamento da candidatura do deputado Gelson Merisio em Chapecó no dia 26 de maio. Naquele sábado, às 12h, o deputado Ricardo Guidi e o ex-deputado Júlio Garcia formalizarão mil novas filiações ao PSD.  Ontem, cinco prefeitos do Vale do Araranguá manifestaram apoio às candidaturas de Ricardo Guidi à Câmara Federal e Júlio Garcia a Assembleia Legislativa.

 

Modernização

Prefeitura de Balneário Camboriú comprova que uma boa gestão pode desburocratizar a enferrujada máquina pública. Anunciou que nos últimos quatro meses foram emitidos 700 alvarás online as empresas e cidadãos. Definido em lei municipal de 2017, o projeto institui um tratamento diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte, facilitando a vida de contadores e empreendedores.

 

Luz na ponte

Convênio entre a Prefeitura de Laguna e a Eletrosul vai ser assinado hoje, às 11h, visando a elaboração de projeto de uma usina termo solar. Depois de construída, a unidade vai assegurar a iluminação da Ponte de Laguna, cuja manutenção continua sendo discutida entre a prefeitura e o governo federal. A belíssima ponte continua com iluminação parcial.  

 

Curtas

*Crise causada pelo embargo da carne de frango pela União Européia será debatida hoje em Capinzal durante audiência pública proposta pelo deputado Dirceu Dresch na Comissão de Agricultura da Assembleia.

Continua depois da publicidade

*Advogado e professor Marcos Andrey participa nesta sexta-feira (18), em São Paulo, como painelista, do 8 Congresso Brasileiro de Direito Comercial. Tratará dos direitos dos sócios e dos credores na recuperação judicial.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também:

Pavan segue internado em estado grave na UTI

Bauer assegura candidatura, Napoleão põe o pé na estrada