Os releases do governo de transição informam que na conversa com Paulo Guedes, o governador eleito Carlos Moisés defendeu o novo pacto federativo e a redução da carga tributária. Ótimo! Acontece que estas duas metas, que ele defendeu na campanha, só serão atingidas – se forem – a médio e longo prazo. E a crise financeira do Estado estoura em 2019.
Continua depois da publicidade
Obra é interrompida por intolerância de moradores em Florianópolis
O primeiro
A nome do atual secretário da Fazenda, Paulo Eli, para compor a equipe de Carlos Moisés da Silva é o primeiro que vem sendo objeto de especulação nos meios políticos e no governo. A equipe de transição começou a trabalhar em sua secretaria. Paulo Eli acompanhou Moisés na reunião com o ministro Paulo Guedes e sua permanência é vista como uma forte âncora para enfrentar os terríveis desafios financeiros de 2019.
A conferir se Paulo Eli quer permanecer no cargo.
Continua depois da publicidade
Exonerados
Atos do governador Eduardo Moreira exoneraram Cássio Taniguchi do cargo de superintendente da Região Metropolitana e o diretor técnico Célio José Sztoltz. Sobre a polêmica retirada do projeto do transporte coletivo integrado, seis prefeitos reuniram-se em Palhoça e decidiram pedir explicações ao governador. E formarão um consórcio para instalar o sistema.
A derrota
O candidato do governador Eduardo Pinho Moreira teve uma surpreendente derrota na eleição da nova diretoria do Sebrae-SC. Seu candidato, Miguel Ximenes, do MDB, não conseguiu os oito votos suficientes para ser no novo diretor financeiro e administrativo. Foi reconduzido Anacleto Ortigara. O novo diretor técnico é o presidente da Acif, Luciano Pinheiro. Eduardo Moreira manifestou perplexidade, alegando que houve um acordo com os presidentes das entidades empresariais.
Comunicação
Fepois de se isolar por mais de 25 dias da imprensa, limitando suas ações às redes sociais, Carlos Moisés da Silva decidiu indicar o coronel Flávio Graft para coordenar o sistema de comunicação na transição. Ele já trabalha no Centro Administrativo com um oficial de comunicação da Polícia Militar e outros dois jornalistas. De acordo com Graft, Moisés só falará à imprensa quando tiver pronta a reforma administrativa.
Jornalismo
Durante a reunião mensal da Diretoria e Conselhos da Federação das Indústrias nesta sexta, a partir das 9h, será entregue o Prêmio Fiesc de Jornalismo. Está na 30a edição e contemplará os vencedores com mais R$ 78 mil. Lançado inicialmente com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa, nos últimos anos tem o respaldo das principais entidades da comunicação catarinense.
Continua depois da publicidade
O comando
O novo superintendente do Sebrae-SC, engenheiro Carlos Henrique Ramos da Fonseca, foi eleito por aclamação do Conselho Deliberativo. Ele tem 61 anos, várias especializações em engenharia e gestão empresarial no Brasil e no exterior. Foi superintendente do IEL-SC, da Previsc e do Departamento Nacional do Sesi. É o atual diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da Fiesc.